Na última quinta-feira, 7, o Colégio Diocesano Leão XIII realizou o primeiro dia do “Mês das Profissões” junto aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio que contou com a presença da diretora pedagógica da instituição de ensino, Varseli Corrêa Farias, bem como professores e equipe do Leão XIII. O evento promoveu um bate-papo sobre Jornalismo e Comunicação com o jornalista e editor-chefe da Folha do Litoral News, Leonardo Quintana Bernardi, o apresentador e jornalista da TVCI, Michel Moreira, e o designer, comunicador e diretor criativo da OPA Filmes e OPA Brand, Val Cunha.
“O Ensino Médio é um momento de reflexão, de se estabelecer metas e dar suporte aos alunos a partir de suas escolhas pessoais e profissionais, e principalmente oferecer oportunidades de se conhecer as atuais tendências do mercado de trabalho, para que a sua escolha seja mais assertiva e tranquila. O projeto Mês das Profissões acontece no colégio em forma de entrevista, com profissionais selecionados por área de interesse: Comunicação, Saúde e bem-estar, tecnologia da informação, engenharias e áreas afins e outras áreas de interesse dos alunos”, afirma a diretora Varseli Farias.
De acordo com a diretora, o objetivo é que o Mês das profissões seja um espaço de troca de informações e de reflexão de como foi a trajetória dos profissionais, desde a opção pela profissão até sua inserção no mercado de trabalho. “O ponto essencial é: como viver da profissão que escolheu e quais meios consegue se reinventar através de suas próprias escolhas”, destaca.
“Escolhemos o mês de agosto para esse projeto por estarmos mais próximos dos grandes concursos de vestibulares e porque já vivenciamos nos dois primeiros trimestres letivos, com uma aula semanal, um componente curricular, muito importante no Ensino Médio, o ‘Projeto de Vida’, que ajuda o estudante a construir uma trajetória de vida, conhecer-se, fazer suas escolhas e planejar suas ações futuras”, ressalta Varseli.
De acordo com a diretora pedagógica, em complemento ao mês das profissões, foi desenvolvido junto ao Serviço de Orientação Psicológica (SOP) uma orientação vocacional durante os três anos do Ensino Médio. “Tudo isso para ajudar o estudante em suas escolhas, tudo isso sob supervisão de um profissional de psicologia que atua no colégio”, completa.
Profissionais destacam importância da comunicação e diálogo com alunos

“Com humildade e responsabilidade, conseguimos passar um pouco da importância da formação acadêmica em Jornalismo, bem como o dia-a-dia da profissão, reforçando a importância da Folha do Litoral News no jornalismo diário, veículo em que atuo há mais de oito anos e que evolui continuamente no impresso, online e no audiovisual. A Folha é um exemplo claro do quanto a comunicação é dinâmica e demanda estudo, pois foi um veículo que migrou do impresso para o online, mantendo os dois setores e ampliando seu alcance mais recentemente com matérias em vídeo e transmissões ao vivo”, afirma o jornalista e editor-chefe da Folha do Litoral News, Leonardo Bernardi.
O jornalista destacou a importância do viés acadêmico na comunicação, bem como na responsabilidade das publicações diante da sociedade. “Em tempos de notícias falsas, negacionismo científico e falta de diálogo, nunca foi tão necessário quanto agora que mais jovens se formem em Jornalismo, que desempenhem esta função tão essencial para a sociedade com profissionalismo, ética e responsabilidade. Seguimos sempre acreditando no jornalismo como meio de transformação social e de fazer a diferença em prol de todos os cidadãos”, completa.
Segundo Michel Moreira, apresentador e jornalista da TVCI, é de extrema importância dialogar com os alunos do Leão XIII e trazer um pouco da importância do contexto jornalístico local, da rotina da profissão e da importância da formação acadêmica. “Para esses estudantes jovens este é um momento de muita instabilidade em que eles estão pensando de fato o que irão fazer, com o vestibular chegando agora, sendo esta uma oportunidade para nós profissionais falarmos da nossa profissão que amamos tanto, bem como dos estudantes ouvirem um pouco mais sobre a nossa área, de como é o nosso trabalho”, destaca, frisando a importância de explicar toda a complexidade da produção de uma reportagem e de um texto jornalístico e de toda a equipe por trás de cada matéria televisiva, por exemplo.
“Achei muito bacana essa iniciativa do Colégio Leão XIII para dar essa oportunidade de falarmos sobre a nossa profissão que a gente ama tanto, mas também para esses jovens terem em um norte. Vai que eles pensam também que o jornalismo é para a vida deles, que eles também vão querer seguir essa carreira? Então, eu acho que de alguma forma nós conseguimos contribuir um pouquinho para esclarecer algumas dúvidas deles também”, destaca Moreira.
“É muito gratificante poder compartilhar um pouco da nossa área de atuação e levar aos alunos quais os desafios e alegrias que temos como profissionais da comunicação. Essa mobilização do Colégio Leão XIII, a de realizar o mês das profissões, é de grande importância para os alunos conhecerem mais sobre os diversos ramos de atuação e, principalmente, tirar dúvidas sobre qual profissão seguir”, afirma Val Cunha, diretor criativo da OPA Filmes e OPA Brand.





