No programa FL News Tribuna Live, da Folha do Litoral News, de sexta-feira, 4, o entrevistado foi o vereador Francisco Carlos Busmaier, mais conhecido como Chiquinho, eleito em 2024 com 1.866 votos e hoje faz parte da Federação União Progressista.
Chiquinho vem se destacando na Câmara Municipal de Paranaguá pela sua atuação próxima às comunidades e seu compromisso com a mobilidade urbana. Durante a entrevista, o parlamentar falou sobre sua trajetória, prioridades e projetos em andamento, revelando que sua entrada na política teve um único motivo: melhorar a mobilidade de Paranaguá.
“Lá em 2005 eu protocolei um pedido de pátios em Paranaguá, mas ninguém me ouviu. Depois de 20 anos, resolvi tomar a frente e entrei para a política”, explicou o vereador, que está em seu primeiro mandato. “Nunca pensei em ser político. Entrei porque quero fazer alguma coisa pela cidade”, frisou.
Desde o início de sua gestão, em janeiro de 2025, Chiquinho tem se mostrado atuante em diversas frentes, especialmente nas regiões das colônias, no entorno da PR-508 e bairros periféricos. Ele já apresentou inúmeros requerimentos e ofícios, muitos deles voltados à infraestrutura e segurança viária. Um dos principais pedidos é a instalação de radares fixos na PR-508, rodovia que liga Paranaguá a Matinhos, devido ao grande número de acidentes no local.
“Com os radares móveis, a via vira pista de corrida fora do horário comercial. Já tivemos vários acidentes com mortes este ano. Pedi à EPR a instalação de vários radares, e recebi resposta positiva. Ao invés de instalar um radar no começo e outro no final da PR-508, a ideia é instalar vários radares para poder diminuir um pouco a velocidade, porque a gente vai direto para a colônia, você vê que o fluxo é bastante e os veículos gostam de correr”, relatou.
Além da questão dos radares, Chiquinho também busca melhorias nas entradas das colônias, iluminação pública e segurança, com solicitação de rondas da Guarda Civil Municipal para coibir o roubo de fios. Ele afirma que não atua sozinho. “Tenho assessores que estão na rua, escutando os moradores e levando as demandas para frente. Trabalho também com os presidentes de bairro, líderes comunitários. É assim que a gente consegue atender bem”, contou Chiquinho.
A relação com o Executivo Municipal tem sido outro ponto positivo do mandato. “O prefeito Adriano Ramos sempre tem as portas abertas. Achei que ia encontrar resistência, mas estou sendo muito bem recebido”, comentou.
PROJETOS EM MOBILIDADE SEGUEM EM SIGILO
Apesar de não revelar detalhes, o vereador Chiquinho adiantou no programa FL News Tribuna Live que está trabalhando em um projeto de grande impacto para a mobilidade urbana em Paranaguá. “São três projetos, mas dois deles se conectam. Já levei para o governador Ratinho Junior, deputados estaduais e federais, e o prefeito Adriano Ramos também está ciente. Todo mundo diz que é um sonho, que precisa sair do papel”, afirmou, mantendo sigilo sobre as iniciativas até que haja avanços concretos.
INDEPENDÊNCIA E EQUILÍBRIO POLÍTICO
Chiquinho se define como um vereador independente, sem alinhamento automático com situação ou oposição. “Sou 100% independente. O vereador tem que fiscalizar, apoiar e propor. É um equilíbrio”, afirmou, destacando que fiscaliza a administração municipal e também apoia o que considera benéfico para a população.
No setor social, ele também participa de ações voltadas à inclusão, como a implantação da equoterapia no Centro. “Tenho amor pelos animais e pelas crianças. Quero um espaço digno para esse trabalho tão importante. Um lugar coberto, para dar mais atenção para as crianças que precisam. Eu estou envolvido neste projeto também, porque eu gosto de animal, eu gosto do cavalo, então eu sei o que precisa”, contou.
ATUAÇÃO COMUNITÁRIA E LEGADO
Antes de ser vereador, Chiquinho já atuava em várias frentes comunitárias. Foi presidente da Igreja São João Batista no Parque São João, em Paranaguá, e atualmente é o vice-patrão do CTG Desgarrados do Pago, em Pontal do Paraná, com longa trajetória no tradicionalismo gaúcho.
Questionado sobre como gostaria de ser lembrado ao final do mandato, Chiquinho foi direto. “Quero que as pessoas digam: ‘Isso aqui foi o vereador Chiquinho que fez’. Quero deixar algo concreto, visível. Uma obra, uma melhoria que impacte diretamente a vida das pessoas”, enfatizou.
METAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE
Entre julho e dezembro de 2025, o vereador garante que o ritmo de trabalho continuará intenso. “Não vou parar. Meu assessor Cláudio e os demais da equipe continuam atendendo, mesmo quando estou em Curitiba ou em reuniões. Estamos organizados para dar conta das demandas”, disse.
Por fim, Chiquinho deixou o convite para a população acompanhar seu trabalho. “Toda segunda e terça-feira à tarde estou no gabinete 10 da Câmara. Quem quiser conversar, sugerir ou cobrar, é só aparecer. Nos outros dias estou na rua, buscando melhorias para Paranaguá”, completou.
Apesar de não ser parnanguara de nascimento, Chiquinho deixa claro que ama Paranaguá. “Meus filhos e netos nasceram aqui. Amo essa cidade. Guarapuava é minha terra natal, mas Paranaguá é minha cidade de coração”, finalizou.
ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News (https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/737963598879277).





