A ONG Focinhos Carentes, com atuação em Paranaguá, realiza do sábado, 5, às 15h até às 23h, a 6.ª edição do Arraiá dos Focinhos Carentes. A programação acontecerá no Clube Olímpico da cidade e contará com música ao vivo, apresentação, brincadeiras, diversos sorteios, feira de adoção, comidas típicas, DJ e muita diversão. A entrada custa o valor de R$ 10 reais, entretanto, crianças de até 13 anos não pagam. Para garantir o seu ingresso, basta comparecer a um dos três pontos de vendas: Polar Estudante; Mastertec Informática e Nutrimax.
Busca por alternativas
Segundo Camila Cabral, Presidente da ONG Focinhos Carentes de Paranaguá, a ideia da realização do Arraiá surgiu através da busca por alternativas para quitar as despesas da instituição com os animais resgatados. “Iremos pagar as despesas veterinárias pendentes desde agosto de 2024, pagar os aviários e hotelzinho, pretendemos conseguir comprar as vacinas e realizar castração dos animais que ainda aguardam esse procedimento. Temos um alto custo mensal e não recebemos nenhuma ajuda pública, somente à população nos ajuda”, explica Camila.

Foto: Divulgação/Focinhos Carentes
Verba arrecada será destinada à causa animal
Toda a verba arrecadada com a venda dos ingressos e das comidas típicas será direcionada ao pagamento das dívidas da ONG, que ultrapassam 66 mil reais entre clínicas veterinárias, aviários, hotelzinho e transporte. Além disso, o evento tem como objetivo mostrar à população o trabalho desenvolvido, levando música, diversão e, assim, ajudando os animais.
Contribuição da comunidade
A comunidade pode ajudar prestigiando o evento, doando cobertores para os animais que estão no abrigo, ração, casinhas ou, ainda, se voluntariando para ajudar no dia do evento. “A população também pode ajudar divulgando os nossos eventos, sendo voluntário, comprando rifas, doando ração, doando nota nos pontos de coleta do Nota Paraná, ajudando com lar temporário e adotando”, afirma.
Despesas com os animais
Atualmente cerca de 180 animais estão sob cuidados da ONG Focinhos Carentes, distribuídos em lares temporários e com protetoras, muitos deles idosos e que aguardam há muito tempo uma família. Entre as despesas diárias da instituição estão a compra de ração, medicamentos, remédios para controle de pulgas e carrapatos que devem ser feitos com frequência, transporte de táxi dog, manutenção dos lares temporário, despesas veterinárias, além de atendimentos de emergência.


Fotos: Divulgação/Focinhos Carentes)
Causa animal
De acordo com a presidente, a causa animal é uma causa de todos, pois se existem animais sofrendo na rua é porque existem seres humanos irresponsáveis.
“Por isso pedimos que à população tome consciência da importância da castração, do cuidado em manter os animais dentro da sua residência, sem deixar dar voltinhas, que muitas vezes ocasionam acidentes, que vacinem e cuidem dos animais, pois nenhuma ONG tem responsabilidade em custear despesas de pessoas irresponsáveis. Os animais em situação de rua são de responsabilidade do poder público e da sociedade, não precisa pertencer a uma ONG para ajudar, cada cidadão pode fazer sua parte e ajudar a mudar o cenário de abandono e maus tratos em nossa cidade”, reforça Camila.
A ONG aceita doações via pix, algo que pode ser feito através da seguinte chave: 45.242.794/0001-38. Mais informações sobre os trabalhos realizados e como contribui com a causa animal podem ser acessadas por meio do Instagram (@Focinhoscarentespgua).





