Na manhã de segunda-feira, 26, por volta das 9h, uma equipe da Polícia Militar, com apoio da Guarda Civil Municipal, flagrou uma ação de desmatamento ilegal em uma área de Mata Atlântica no Balneário Canoas, em Pontal do Paraná.
Segundo informações da equipe policial, uma advogada compareceu à sede da 5.ª Companhia da PM, informando que indivíduos estavam invadindo e desmatando uma área de preservação permanente pertencente a seus clientes. Ela também relatou que já havia registrado boletim de ocorrência por esbulho possessório no dia 23 de maio.
Com base nas informações, a equipe policial, juntamente com agentes da Guarda Municipal, se dirigiu ao local indicado. Logo na chegada, os agentes identificaram um veículo VW Polo vermelho estacionado na entrada de uma trilha de acesso à mata. Ao adentrar a área, os policiais flagraram cinco indivíduos utilizando ferramentas para roçar a vegetação. Um deles fugiu ao avistar a equipe.
Os quatro abordados afirmaram que haviam sido levados ao local pelo homem que fugiu, que alegou que a área estava sendo medida para venda e que a limpeza era parte do processo. A equipe constatou o corte de vegetação rasteira, incluindo espécies nativas da Mata Atlântica como bromélias, jacatirão, guarumdi e samambaias, o que configura crime ambiental.
Diante dos fatos, os quatro homens receberam voz de prisão, pela questão de destruição de vegetação em área de preservação permanente. Os autores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ipanema, em Pontal do Paraná, juntamente com as ferramentas utilizadas e o veículo apreendido. O caso será investigado.





