No Dia D de Multivacinação, que aconteceu no sábado, 10, em todo o Estado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paranaguá estiveram abertas, das 08h às 17h, com equipes de enfermagem à disposição visando ampliar a cobertura vacinal na cidade. A população pôde ser imunizada com vacinas contra a gripe, covid-19, febre amarela, dengue, HPV, sarampo, além de outras vacinas de rotina. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município, cerca de 4 mil pessoas foram vacinadas em um único dia de ação, número positivo que demonstra a atenção dos cidadãos com a prevenção de doenças.
Além disso, a mobilização contou com dois pontos de vacinação itinerantes instaladas em pontos específicos da cidade, visando facilitar o acesso dos moradores de diferentes regiões do município. Na ação, todas as vacinas do calendário anual estavam disponíveis, com atenção maior à vacina da febre amarela, dengue e HPV, exceto a BCG, que exige cuidados específicos por ser destinada a recém-nascidos.
De acordo com a secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, a meta é atingir mais de 90% de imunizantes aplicados contra a gripe na população. Ela destacou a importância da mobilização e reforçou o apelo para que os moradores que ainda não se vacinaram procurem uma unidade de saúde durante a semana para receber o imunizante.

“Precisamos melhorar a adesão. A vacina continua disponível nas UBSs e é essencial que todos que ainda não se imunizaram aproveitem essa oportunidade”, destacou.
As unidades de saúde continuam abertas com vacinas disponíveis para a população.


Vacinação
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço (caso seja necessário atualização cadastral) e a carteira de vacinação — obrigatória no caso de crianças. A imunização é contraindicada para pessoas com febre no momento da aplicação ou com alergia à proteína do ovo.