Valmir Gomes

CLÁSSICO PARANAENSE

O visitante Fantasma, precisa mais do que nunca da vitória.

k90b8v47

Existem dúvidas quanto ao jogo de futebol se tornar clássico, dou exemplo Seleto X Rio Branco foi na verdade o grande clássico do nosso litoral, enquanto o Paraná Clube demorou para ser aceito como um clássico, com a dupla ATLETIBA. Sábado teremos Coritiba X Operário, na minha opinião pelo histórico das duas equipes, considero um clássico do futebol paranaense. Pois bem, o nosso atual campeão estadual Operário, não anda bem na segundona, o Coritiba começa melhorar. O jogo deste sábado é importante para as duas equipes. O visitante Fantasma, precisa mais do que nunca da vitória. Os coxas brancas donos da casa também, até porque se vencer entra no G4 da segundona. Motivos não faltam para termos uma boa partida. Que assim seja.

DERROTA ATLHETICANA

Noite destas o time do Petraglia enfrentou o Novorizontino e perdeu por 2 X 1 ao natural, ou seja num jogo comum, sem grande brilho técnico das duas equipes. Como todos sabem, o time do Petraglia é o grande favorito ao título da segundona nacional. Tem um elenco vasto e caro, imagino os maiores salários da competição. Mesmo assim anda irregular, não só nos resultados de campo, como principalmente nas sua atuações. Time grande como o Atlhético, jogando segundona, cria ao natural um favoritismo nos seus jogos. Acontece que a série B tem sua característica. Uma pegada muito forte, maior do que a técnica. O Atlhético ainda não tem esta pegada! Vai precisar dela mais do que imagina.

SÉRIE A E LIBERTADORES

Minha gente vejam como é o futebol, no passado recente nós da cidade de Curitiba, ficávamos de olho na Libertadores ou Sul-americana, por causa da participação do Atlhético. Hoje falamos ou escrevemos muito pouco sobre estas competições. Afinal nenhum clube do Paraná disputa Copa Libertadores ou Sul-americana. Parece mentira, os centenários Atlhético e Coritiba estão na série B do brasileirão e olhe lá. Esta é á verdade atual do nosso futebol. Uma lastima.

OROMAR E LUIS ANTONIO

Sou ligado em leitura, gosto dos antigos e suas maneiras simples de dizer o certo. Penso que quanto mais simples é mais difícil e mais certo do leitor entender. Vejam esta do Patativa do ASSARÉ. ” É melhor escrever errado a coisa certa do que escrever certo a coisa errada.” Tão simples como dar um drible no adversário, como faziam o Oromar ou o Luis Antônio, nossos Patativa do ASSARÉ do futebol parnanguara de antigamente.

PATATIVA DO ASSARÉ

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do ASSARÉ , nasceu em 5 de Março de 1909 na serra de Santana, no município de ASSARÉ, Ceará. Se tornou famoso como grande poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Cedo ficou cego do olho direito por causa do sarampo. Com 8 anos ajudava a família no cultivo das terras. Aos doze anos se alfabetizou, e começou fazer repentes. Aos vinte anos ganhou o apelido de Patativa por sua poesia comparável á beleza do canto dessa ave. Foi o início de uma brilhante carreira na arte da música e do canto, como na literatura. Foi um Pelé da arte do Ceará e do Brasil. Faleceu aos 93 anos em 8 de Julho de 2002 em ASSARÉ Ceará. Simples e profundo na poesia, no canto e na vida. Um dom divino, imortal.

chgvoyz2

Você também poderá gostar

CLÁSSICO PARANAENSE

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


CLÁSSICO PARANAENSEAvatar de Valmir Gomes

Valmir Gomes

Valmir Gomes é colunista esportivo