O Colégio Estadual Dr Arthur Miranda Ramos, localizado no Jardim Samambaia, em Paranaguá, alcançou 90% de frequência escolar. A instituição tem 1217 jovens, entre 913 matriculados e 304 que fazem parte de projetos nos turnos da manhã, tarde e noite.
Durante os períodos da manhã e tarde, o Colégio oferta o Ensino Fundamental II e, no período noturno, o NEM (Novo Ensino Médio). Com 31 anos de Magistério, 25 anos atuando no Colégio Arthur Miranda, sendo nove na direção, Iara Maria Rosa do Amaral contou que a instituição tem quase 50 anos em funcionamento.
“Durante os quase 50 anos de funcionamento, o Colégio Arthur foi sempre respeitado por ter um acolhimento especial com todos os seus alunos e sempre foi muito procurado pelas famílias pelo atendimento diferenciado aos alunos portadores de necessidades especiais, isso muito antes de se tornar lei a inclusão educacional”, comentou a diretora
Manter a frequência escolar dos estudantes elevada durante todo o processo letivo é um desafio para qualquer escola, segundo a diretora. “Para nós, não é diferente. Procuramos incluir os alunos dentro das suas especificidades, nos projetos contemplados pelo Colégio, como: Sala de Recursos Multifuncional, Programa Mais Aprendizagem, Robótica e Aluno Monitor”, disse Iara.
O Colégio também procura atender os alunos no contra turno. “Atendemos os alunos com dificuldades em acessar as Plataformas Educacionais ofertadas pelo Governo, pois muitos não possuem computador ou tem problemas com o acesso a internet em casa. Este olhar é fundamental para que o aluno que tenha dificuldades não se sinta excluído e se sinta motivado a estar no Colégio participando, interagindo e evoluindo em seu processo de aprender e crescer”, considerou a diretora.
Ela também ressalta a qualidade da merenda escolar, que ganhou protagonismo nas instituições nos últimos anos. “Não podemos deixar de falar sobre a qualidade da merenda escolar , que nos últimos anos vem ganhando um lugar de destaque na rotina escolar. São três ofertas por período, somando nove merendas ao dia (entrada, intervalo e saída), nos cinco dias letivos semanais”, afirmou Iara.
A evasão escolar ainda existe, mas a diretora contou que a equipe procura tomar providências desde o início do período letivo. “Quando analisamos as frequências dos alunos e detectamos faltas recorrentes, sem amparo legal e, principalmente, se o aluno for menor. Os responsáveis são convocados e quando não há um retorno deste aluno, este é encaminhado ao SERP (Sistema Educacional da Rede de Proteção)”, explicou a diretora.
Proximidade com as famílias
Iara salienta que o Colégio realiza um trabalho diário com as famílias, mantendo o diálogo com alunos, funcionários e professores, procurando criar um ambiente humanizado, favorecendo o sentimento de pertencimento.

“Desta forma, as portas sempre estando abertas para todos, a receptividade, os puxões de orelhas também fazendo parte, pois amar também é chamar a atenção, repreender quando algo errado está sendo feito. Toda essa somatória de fatores contribuem para que o nosso aluno que, para nós, chega no sexto ano e só sai do Colégio no terceiro ano do Ensino Médio, fique ciente do nosso compromisso e respeito pelo que realizamos. Assim, todos se sentem aconchegados nos braços de uma educação acolhedora, proporcionada por todos nós aqui do colégio Arthur”, enfatizou a diretora.
Evasão escolar no Brasil
De acordo com o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação, o ensino médio no Brasil é a etapa com maior taxa de repetência e evasão, com 3,9% e 5,9%, respectivamente. Esse percentual aumenta para 6,2% na educação especial. A lista é completada, respectivamente, pela educação rural (5,9%), indígena (5,2%) e quilombola (4,6%).
Fotos: Divulgação/Colégio Arthur Miranda