A Pastoral da Aids da Diocese de Paranaguá, como vem acontecendo nos últimos anos, promove no dia 3 de dezembro, no Terminal Rodoviário Urbano, localizado no centro da cidade, um evento alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1.º de dezembro.
Com o tema “Somos todos diferentes com direitos iguais”, a ação busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, cuidado e respeito às pessoas vivendo com HIV/Aids, além de reforçar os direitos universais à saúde e à dignidade.
O evento é realizado em parceria com o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Secretaria de Estado da Saúde, através da 1.ª Regional de Saúde, Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde e outras instituições locais, como o Sesc Paranaguá e a Administração do Terminal Urbano.
Atividades
A programação inclui a realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e a oferta de orientação geral à comunidade. Essas ações visam facilitar o acesso aos serviços de saúde e reforçar a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a importância do diagnóstico precoce.
A coordenadora da Pastoral da Aids da Diocese de Paranaguá, Sula Ferreira, o mês de dezembro, conhecido como Dezembro Vermelho, é um momento crucial para alertar a sociedade sobre a prevenção ao HIV. “O mês de dezembro ou dezembro vermelho e o mês dedicado à prevenção e aos cuidados, organizações de todo o mundo alertam para o cuidado na transmissão do HIV. Nós, da Pastoral da Aids desde a sua criação, organizamos no município o evento alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Não podemos nos descuidar da Prevenção e é necessário que esta chegue a todas as pessoas”, disse Sula, enfatizando que o trabalho é realizado o ano inteiro. “Nós nos colocamos a serviço para trabalhar a prevenção e a orientação durante todo o ano, realizando palestras em escolas, empresas e também fazendo orientação individual às pessoas vivendo com HIV/Aids , familiares e pessoas que desejam trabalhar a prevenção em suas comunidades”, completa.
A campanha deste ano convida cada cidadão a fazer a diferença, comenta a coordenadora. “Cada um de nós pode e deve ajudar a conter a propagação do HIV e reduzir o impacto da Aids. Para fazer a diferença você precisa se envolver: cuide-se e proteja os demais da infecção;
Aproxime- se de alguém que vive com HIV; Fale com seus familiares e amigos sobre as ISTs e Aids”.
Contato para apoio
A Pastoral tem como orientador o padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio, e Assessor Regional, Padre Gilberto Rodrigues, pároco de Guaraqueçaba.
A Pastoral da Aids oferece atendimento no Santuário do Rocio às quintas-feiras, das 14h às 17h, e pode ser contatada pelo WhatsApp: (41) 98401-4909.
Dia Mundial
Instituído em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1.º de dezembro, é uma data de conscientização global. No Brasil, o Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção e do respeito aos direitos das pessoas que convivem com o HIV, destacando a necessidade de enfrentar o estigma e garantir acesso universal aos serviços de saúde.