A Folha do Litoral News recebeu o vereador eleito em Paranaguá, Luizinho Maranhão, para uma entrevista para que pudesse apresentar suas ideias sobre temas importantes para a cidade que devem ser colocados em pauta no próximo ano. Entre eles, a revitalização do Centro Histórico, segurança pública, saúde e qual deve ser seu posicionamento na Câmara Municipal. Luizinho vai para o seu terceiro mandato, eleito nas Eleições 2024 com 1.025 votos. Confira:
Centro Histórico
Questionado sobre a importância da revitalização do Centro Histórico e reforma de prédios icônicos para a cidade, Luizinho acredita na parceria com empresas privadas para a manutenção desses espaços.
“É lamentável a situação do Centro Histórico. O Clube Republicano para a história é o segundo fundado no Brasil. Tenho trabalho com uma situação que chama a atenção, a Estação Ferroviária foi revitalizada, há uma proposta que estamos caminhando com a Prefeitura que é passá-la aos cuidados do Shopping Estação Mall, fazendo mais uma entrada pela estação ferroviária. Em contrapartida, eles cuidariam da manutenção e conservação, com isso, manteria o compromisso do Estação Mall de manter aquela estrutura. É isso que penso para essa série de prédios, fazer parceria com a iniciativa privada”, revelou Luizinho.
Segundo ele, a proposta já foi debatida entre os interessados. “Já discutimos a ideia com os representantes do shopping, com a secretária, prefeito, é exatamente o que foi feito com o Shopping Estação em Curitiba. É uma forma de resolver, porque restaurar com o dinheiro público, até tem verba, mas tem que dar um sentido para isso”, reforçou Luizinho.
Segurança pública
Para o vereador, a cidade tem problemas relacionados à segurança pública, principalmente o que envolve o tráfico internacional de drogas. “A nossa cidade, em função do porto e tentativa de tráfico internacional ocorrem situações com brigas de facções que é muito comentada por todos. Precisamos do apoio do Governo Federal e Governo do Estado, que tem comparecido, a Polícia Militar é atuante, mas precisa de uma presença maior do efetivo do Governo Federal aqui. Temos um porto excepcional, que é um atrativo para esse tipo de situação. E inteligência, é preciso mais investimentos na inteligência, monitoramento e controle de acesso”, disse Luizinho.
Saúde
O vereador acredita que, após a pandemia de Covid-19, muitas pessoas perderam emprego e, consequentemente, seus planos de saúde. “Muitas pessoas migraram para o serviço público de saúde, o segundo fato é o crescente aumento da população. Em Paranaguá, é preciso que se dê as condições necessárias para os postos de saúde atender e não causaria tanta demanda para a UPA. Temos o problema de falta de médicos, a proximidade com Curitiba dificulta que os médicos venham para Paranaguá. Tem que chamar o pessoal do concurso de 2019, efetivar e dar andamento”, afirmou Luizinho.
Ele defende também a mudança da escala dos médicos. “Espero abrir um diálogo com o/a futuro/a secretário/a de saúde, porque em Curitiba, a escala dos médicos é mensal, eles já sabem a escala do mês, e essa é uma das reclamações porque aqui parece que são dois dias ou uma semana. Muitos médicos falam sobre essa questão, que falta e não acontece nada”, declarou Luizinho.
Além disso, ele considera a construção de uma nova UPA. “Paranaguá já necessita de uma nova UPA. A cidade cresce muito para a região Sul, por isso Paranaguá precisa de mais uma UPA no padrão dessa”, completou o vereador.
Posicionamento na Câmara
“Temos um orçamento para 2025 que é recorde. Há que se louvar a postura do prefeito Marcelo Roque que enviou esse orçamento com uma margem de mobilização entre as secretarias que o próximo prefeito, Adriano Ramos, vai poder mexer em até 25%. Quem está chegando tem novas ideias, novos objetivos, por isso é importante ressaltar isso, esse poder de adequar”, frisou Luizinho.
Para Luizinho, não há problema quanto ao regime de tramitação de urgência. “Regime de urgência é inevitável que aconteça, sendo bem fundamentado, dentro dos parâmetros legais, não vejo problema nenhum. É bem provável que o prefeito tenha essa necessidade. Vai ser analisado e votado conforme a necessidade do município. Sempre defendo as questões orçamentárias, acho que tem que ter a participação da população, porque ninguém mais que a população sabe da sua real necessidade. A expectativa de crescimento da cidade é muito grande e a gente precisa dar um retorno aos menos favorecidos”, finalizou Luizinho.