Na quinta-feira, 14, a TV Câmara, veículo de comunicação da Câmara Federal, em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) exibirá um documentário demonstrando a relação íntima entre a bala de banana e Antonina. A produção será exibida às 20h30 no canal da emissora e demonstrará a fabricação da guloseima típica do litoral do Paraná, bem como o impacto no produto na vida dos moradores e importância turística da bala de banana.
De acordo com o Sebrae, a fabricação da bala de banana começou em 1981 e a venda inicialmente era feita em pacotes, nas bancas de beira de estrada do litoral. “A tradição foi se formando e, em dezembro de 2020, as balas de banana de Antonina conquistaram o selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, explica a assessoria.
“Uma das nossas maiores missões é promover o desenvolvimento do litoral do Paraná. E, justamente por isso, a nossa matéria-prima vem de mais de 50 famílias ao redor de todo o litoral. É a agricultura familiar que se une para que a gente possa ter, semanalmente, a carga de bananas chegando para a produção da bala”, afirma Bárbara Mendes, fabricante da Bananina, uma das marcas mais conhecidas do produto. Segundo o Sebrae, a produção da Bananina do produto chega a seis toneladas por mês, empregando 15 funcionários e movimentando diversos fornecedores na cadeia de produção litorânea.
Relação de carinho com a bala de banana
Rafaela Takasaki, sócia e diretora-executiva das Balas de Banana de Antonina, salienta que a identidade do doce e de Antonina sempre andam juntas. “A bala não é mais bala, não é mais um doce que você desembrulha e come. Ela já tem vida própria, ela é troca de afeto, é lembrança, é presente. Ela é parte da vida de um monte de gente”, acredita.
Sebrae em Antonina
Segundo a assessoria, o Sebrae Paraná atuou desde a sensibilização da comunidade sobre a notoriedade do produto em Antonina e sua real condição para buscar e conquistar a IG. “O trabalho envolveu diagnósticos, levantamento de dados, conteúdos históricos, criação da marca e ações para fortalecer a governança e o associativo na cadeia de produção da bala de banana”, detalha.
“Antonina tinha a fama da bala e precisava organizar aspectos históricos, técnicos e sensibilizar a comunidade sobre essa potencialidade. Junto com nossos parceiros, traçamos uma estratégia que foi bem-sucedida e hoje temos uma IG que valorizou não só a produção da bala de banana, como a cidade de modo geral, atingindo o turismo, gastronomia e com resultado efetivo de mercado”, afirma Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebrae/PR.
Segundo o Sebrae, fazendo parte da articulação e organização pela IG, foram feitas avaliações de posicionamento do produto no mercado, fazendo inclusive missões técnicas conhecendo experiência das indicações geográficas no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
Como assistir o documentário
Segundo o Sebrae, o minidocumentário “Bala de Banana – uma doce tradição” será exibido a partir de quinta-feira, 13, às 20h30, na TV Câmara. O vídeo também está disponível de forma on-line no YouTube, confira:
Com informações do Sebrae e Agência Câmara de Notícias