conecte-se conosco

Litoral

Após suspensão por ventos fortes, travessia para a Ilha do Mel é retomada

Serviço precisou ser paralisado na quarta-feira, 18

Publicado

em

Foto: Arquivo

Entre a terça-feira, 17, e a quarta-feira, 18, a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline), responsável pela travessia marítima de passageiros entre os municípios de Paranaguá e Pontal do Paraná à Ilha do Mel, suspendeu os seus serviços devido ao mau tempo e os ventos fortes com a passagem do ciclone Yakecan no sul do Brasil. Com o afastamento do fenômeno da costa brasileira e retorno do tempo mais aberto, a Abaline anunciou na quinta-feira, 19, a retomada da travessia normalmente. 

“Na data de quarta-feira, 18, estamos suspendendo temporariamente a travessia para a Ilha do Mel devido ao mau tempo”, explicou em nota a Abaline com a proximidade do ciclone, que causou ventos fortes e inclusive alerta da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) com relação a ondas altas e condições alarmantes de navegabilidade.

De acordo com a Abaline, a medida se fez necessária “para garantirmos a segurança de todos”, informa a nota. “Estaremos em contato frequente para informar sobre o desembaraço  dessa situação. Sem mais para o momento e à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários”, informou a associação.

Retomada

Na manhã da quinta-feira, 19, a Abaline anunciou a retomada dos serviços, visto o bom tempo e a interrupção dos ventos fortes no litoral do Paraná e na baía de Paranaguá, onde trafegam as embarcações em direção à Ilha do Mel. “Retornamos”, afirmou a associação em suas redes sociais, ressaltando que o horário normal de funcionamento está novamente ativo.

Horários

Associação divulgou nova programação de horários para travessia de Paranaguá e Pontal do Paraná em direção à Ilha do Mel (Foto: Abaline/Divulgação)

Segundo a Abaline, a travessia do balneário Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ocorre de segunda à quinta-feira, das 8h às 16h (saída de cada embarcação a cada uma hora), com última travessia às 17h30. Nas sextas-feiras o serviço funciona das 8h às 18h (uma saída a cada hora). Nos sábados e domingos, o funcionamento é das 8h às 17h, com barcas saindo a cada meia hora. Com relação ao retorno da Ilha do Mel à Pontal do Sul,  de segunda à sexta-feira eles ocorrem das 8h às 17h (saída a cada uma hora) e aos sábados e domingos das 8h às 17h (saídas a cada meia hora). 

Com relação à travessia de Paranaguá para a Ilha do Mel, a associação informa que faz uma saída diária de segunda à sexta-feira, às 15h30, e nos sábados e domingos uma saída diária às 9h30. Com relação ao retorno da Ilha do Mel a Paranaguá, de segunda à sexta-feira ele ocorre às 7h30 na praia de Encantadas e 8h em Brasília. Nos fins de semana (sábado e domingo), a volta da ilha ao município ocorre às 16h30 em Encantadas e às 17h em Brasília.