Iniciou na segunda-feira, 4, o período de rematrículas para alunos da rede estadual de ensino do Paraná.
O processo, que vai até o dia 12 de novembro, é totalmente on-line e deve ser feito pela Área do Aluno.
A novidade deste ano é que o sistema também está disponível para alunos das redes municipais, facilitando o processo para pais e responsáveis. Atualmente, 78 municípios já aderiram ao uso do sistema, representando 19,5% do total de cidades do estado.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) espera que cerca de 1 milhão de estudantes confirmem suas matrículas, garantindo a continuidade dos estudos em uma das 2.091 escolas estaduais.
No caso dos alunos da rede municipal, ao acessar o site e informar a escola e a série do estudante, o sistema direciona automaticamente o processo para o município de residência.
“O uso ampliado da Área do Aluno para matrícula e rematrícula representa um avanço significativo na governança educacional do Paraná, simplificando o processo e otimizando a gestão de vagas”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Segundo Miranda, a ferramenta assegura o direito à educação de qualidade e fortalece a parceria do Estado com os municípios, alinhada ao programa Educa Juntos, que desde 2022 fornece suporte às redes municipais.
Novidades para 2025
Além da facilidade na rematrícula, a rede estadual oferece novas opções para os estudantes em 2025. Alunos que concluem o Ensino Fundamental neste ano poderão optar entre o ensino médio regular ou cursos técnicos concomitantes. São cerca de 300 cursos técnicos disponíveis nas escolas estaduais, ampliando as possibilidades de formação profissional.
Os responsáveis também poderão consultar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, auxiliando na escolha da unidade mais adequada. Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, destacou que os alunos já matriculados têm vaga garantida e podem indicar até três escolas de preferência. “Os responsáveis receberão um e-mail confirmando se a vaga na escola escolhida foi garantida, proporcionando mais segurança no processo”, explicou.
Período para novas matrículas
Após o término do período de rematrículas, as novas matrículas poderão ser realizadas entre 13 e 29 de novembro. Esse processo atenderá alunos que vão ingressar no 6.º ano do ensino fundamental e na 1.ª série do Ensino Médio, além de estudantes que estão mudando de escola, vindo de outras redes ou de outros estados.
Para efetivação da matrícula, serão exigidos documentos como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Já para os alunos que fizeram rematrícula, a entrega da documentação poderá ser feita a partir de 2 de janeiro de 2025. O ano letivo de 2025 está previsto para começar em 5 de fevereiro.
Orientações e suporte
A Seed-PR orienta os pais e responsáveis que, em caso de dificuldades, como a falta de acesso à internet, o processo pode ser realizado na escola estadual mais próxima. Para mais informações, é possível entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação.
A Secretaria reforça a importância de realizar a matrícula ou rematrícula dentro do prazo estabelecido, assegurando a continuidade dos estudos e o acesso a uma educação pública de qualidade para todos os alunos do Paraná.
Confira como fazer a rematrícula e matrícula on-line AQUI .
Com informações Seed-PR