Na última quinta-feira, 31, foi concluída pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) a primeira etapa do curso de padronização para policiais civis que atuarão no Verão Maior Paraná 2024/2025, algo que ocorrerá no litoral do Paraná e no noroeste do Estado. Os servidores tiveram diversas aulas com representantes de outras forças policiais atuantes no Paraná com o foco de alinhamento de estratégias e compreensão da função de cada força policial em prol da segurança da população durante a temporada de verão.
Segundo a PCPR, representantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Polícia Científica, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Penal atuaram como instrutores. “As aulas tiveram como objetivo aprimorar o trabalho integrado entre as forças, promovendo uma atuação coordenada e eficiente no atendimento às demandas da temporada”, acrescenta.
De acordo com o delegado Getúlio de Moraes Vargas, coordenador da PCPR no Verão Maior Paraná, o curso incluiu aulas teóricas e práticas é de extrema importância para atuação durante a temporada. “O curso é fundamental para que os policiais civis possam revisar conceitos e instruções e fortalecer o alinhamento com outras forças de segurança, garantindo uma atuação integrada e eficaz durante a temporada”, completa.
Aulas
Uma das aulas abordou a Polícia Científica, onde o perito Márcio Alexandre Tavares apresentou as principais áreas de atuação da instituição, focando os métodos de acionamento e a importância do trabalho integrado com outras forças de segurança. “Já o major Anderson Couto de Moraes, da Polícia Militar do Paraná, abordou o reforço do efetivo, as estratégias para a temporada e a atuação conjunta com a PCPR”, acrescenta a assessoria.
“O policial penal Marcos Soares explicou os procedimentos de transferência, revista e escolta de presos realizados pela Polícia Penal do Paraná. Por fim, o 1º tenente Lucas Sthran, do Corpo de Bombeiros, detalhou a dinâmica dos salvamentos e o trabalho dos guarda-vidas, essenciais para a segurança nas praias durante o verão”, informa a PCPR.
Matérias variadas
De acordo com a PCPR, ao longo do curso de padronização, os policiais civis tiveram acesso a uma grade diversificada de matérias, algo essencial para o aprimoramento de suas funções no Verão Maior Paraná. “Entre as disciplinas estão relacionamento com a imprensa, atendimento ao público, procedimentos em centrais de flagrantes, custódia de presos, manuseio de armamento e tiro, operações policiais, uso do sistema de Protocolo e Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos (PPJE) e elaboração de boletins de ocorrência. Essas instruções visam garantir uma atuação eficiente e coordenada, promovendo a segurança e o atendimento adequado às necessidades da população”, completa.
“A atualização em PPJE é uma etapa importante para a excelência no trabalho policial. Esse processo permite que autos de prisão em flagrante sejam realizados de forma mais ágil e segura, reduzindo o tempo em delegacia e liberando rapidamente os policiais para retornar ao patrulhamento e à investigação nas ruas. Esse aprimoramento garante mais eficiência nas operações e melhor atendimento à população”, informa a PCPR.
De acordo com a Polícia Civil, outro foco foi a padronização e atualização nos procedimentos de operações policiais e técnicas de tiro são essenciais para uniformizar o atendimento à população e manter a segurança dos servidores e dos cidadãos. “A adoção de métodos atualizados permite que os policiais atuem com maior precisão e controle em situações críticas, fortalecendo a atuação da PCPR em operações conjuntas, atendimento de ocorrências e no combate ao crime”, finaliza.
Com informações da PCPR