No dia 17 de dezembro, chegará o primeiro navio de passageiros MSC Armonia, em Paranaguá. A temporada 2024/2025 segue até 31 de janeiro de 2025, atracando todas as sextas-feiras no município. Na última temporada, que teve embarques e desembarques do navio MSC Lirica, o centro de Paranaguá ficou movimentado com a passagem dos turistas que puderam conhecer a região.
Na primeira semana haverá duas atracações, nos dias 17 e 20 de dezembro. Em nota, a Portos do Paraná informou que o município também receberá outros navios superluxo que irão atracar esporadicamente no final deste ano e no início do ano que vem.
MSC Armonia
O MSC Armonia tem cerca de 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A capacidade máxima é para até 2.620 passageiros e cerca de 800 tripulantes. A rota tem início em Paranaguá e segue para Itajaí (SC), Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e retorna para Paranaguá.
O MSC Armonia é chamado de sister ship do MSC Lirica, navio da última temporada em Paranaguá. Ou seja, são navios gêmeos, com as mesmas dimensões principais, capacidade, arranjo geral e design estrutural.
“O MSC Armonia é mais novo que o navio do ano passado e foi revitalizado para atender esta temporada. As atrações a bordo seguem de alto padrão com várias opções de restaurantes, academia, spa, piscinas e festas temáticas. Os turistas também poderão descer em Paranaguá para aproveitar as belezas do litoral paranaense, como é o caso da Ilha do Mel, ou embarcar pelo Porto de Paranaguá, evitando uma viagem até Itajaí, por exemplo. A expectativa com esta temporada é extremamente positiva principalmente para a economia do turismo do litoral”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Preparação
Muitos dos passageiros que estavam de passagem por Paranaguá, escolheram visitar a Ilha do Mel, a partir de um receptivo montado na Praça Mário Roque. Por isso, a Portos do Paraná iniciou no mês de outubro, um curso de inglês gratuito aos comerciantes da localidade para atendimento aos turistas. O Sesc-PR e Senac-PR ministram o curso, que foi solicitado pela própria comunidade, após receber grande fluxo de estrangeiros.
A entrada do Porto de Paranaguá na rota de cruzeiros foi um dos destaques da última temporada nacional, como já afirmou Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).
“Ao facilitar o acesso dos turistas da região Sul, às viagens de navio também possibilitaram o trânsito de passageiros fomentando o turismo no litoral do Paraná, quando tiveram a oportunidade de conhecer a região, ajudando na geração de emprego e renda e, com certeza, terão o desejo de voltar”, destacou Marco.
Balanço da primeira temporada
A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá (de dezembro de 2023 a março de 2024), trouxe mais de 29 mil turistas e tripulantes de diversos lugares do mundo.
Em abril deste ano, foi divulgada uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado que buscou identificar o perfil e a satisfação dos visitantes que chegaram ao Paraná em navios de cruzeiros. Os dados mostram que a primeira temporada de turismo por cruzeiros no Estado foi bem-sucedida: 61,6% dos participantes do levantamento disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral em uma próxima oportunidade.
A pesquisa ainda mostrou que cerca de 85,6% dos participantes disseram que não conheciam o Paraná. Paranaguá foi o destino mais visitado (79,2% dos passageiros). Outros 13,6% conheceram a Ilha do Mel e 6,1%, Pontal do Paraná, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba.
De acordo com o Governo do Estado, a MSC também já reservou datas de escala no Porto de Paranaguá para a temporada 2025/2026.
Com informações do Governo do Estado do Paraná