conecte-se conosco

Turismo

Paraná Turismo espera fortalecimento do setor para 2022 no litoral

Ilha do Mel e praias devem registrar aumento de turistas no Ano Novo

Publicado

em

Foto: SEDEST/IAT

A Ilha do Mel é o terceiro destino mais procurado no Estado do Paraná, ficando atrás somente de Foz do Iguaçu e de Curitiba. Para a virada do ano, a ilha costuma atrair muitos visitantes, que gostam de começar o novo ciclo com os pés na areia e diante de lindas paisagens presentes no local. Com esse potencial turístico na Ilha do Mel, assim como nos outros destinos do litoral do Estado, a Paraná Turismo aguarda o fortalecimento da economia com a possibilidade de retomada integral das atividades do setor.

De acordo com a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, a expectativa para a temporada de verão é que haja um aumento comparado com 2020 em atendimentos e número de visitantes. “Visto que há uma flexibilização das medidas sanitárias por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado”, afirmou Isabella.

Flexibilização das medidas sanitárias deve propiciar alta no movimento
Foto: Nosso Litoral

Divulgação dos atrativos

A diretora técnica destacou o Guia do Litoral, material informativo sobre a região disponibilizado no site da Paraná Turismo. “Hoje nós temos o Guia do Litoral com os principais locais e atrativos turísticos e também os locais de hospedagem e alimentação, as opções de transporte náutico, rodoviário e aéreo. O guia tem todas as informações atualizadas para auxiliar nessa divulgação dos atrativos da região do litoral do Paraná”, disse Isabella.

Além do Guia do Litoral, existe o atendimento nos postos distribuídos na faixa de areia do litoral. “Nesses locais há monitores, coordenadores do turismo fazendo esse atendimento ao público em geral com a disponibilização de materiais, mapas impressos para auxiliar na localização e dar o suporte na divulgação dos atrativos”, acrescentou Isabella.

Essa temporada deve significar uma retomada para o turismo no litoral, com o consequente fortalecimento da economia. “Esperamos que, com a flexibilização sanitária e com o aumento da vacinação haja esse aumento de turistas no litoral do Estado e que isso reaqueça a economia. A região trabalha de forma específica com o setor do turismo, depende disso para que haja esse fortalecimento econômico, pois durante a pandemia teve grandes baixas. A gente espera esse momento para que 2022 e 2023 possamos ter um avanço de forma expressiva em todo o turismo no litoral”, ressaltou Isabella.

Virada do ano na Ilha

O diretor secretário da Associação dos Comerciantes da Ilha do Mel (Acoim) – Rede Empresarial, Carlos César de Paula Gnata, afirmou que as reservas para as hospedagens na Ilha para o Ano Novo surpreenderam pelo planejamento dos turistas.

“Para o Ano Novo, a expectativa é de grande movimento. A procura foi bem grande, as pessoas passaram a procurar com mais antecedência. Acredito que por conta da pandemia se anteciparam e reservaram antes. A Ilha como um todo terá um bom movimento, bem melhor que no ano passado, não sei se ainda irá atingir a normalidade de antes da pandemia, mas o Réveillon já se mostra com um fluxo alto de turistas. Vamos poder recuperar um pouco do perdido com os sete meses de fechamento do ano passado”, analisou Gnata.