A Cattalini Terminais Marítimos é a primeira empresa do segmento de graneis líquidos do Brasil a aderir ao Programa “Atuação Responsável”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e classificado como a extensão de uma iniciativa voluntária globalmente reconhecida.
Idealizado pelo Conselho Americano de Química, o Programa “Atuação Responsável” (em inglês, Responsible Care), busca impulsionar melhorias contínuas relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente nas operações com produtos químicos. “Para a Cattalini aderir este Programa significa manter-se em consonância com as melhores práticas do mundo na operação com produtos químicos”, avaliou Fernando Pereira dos Santos, o gerente de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ).
Segundo ele, a adesão ao Programa trará importantes diferenciais, especialmente, junto aos clientes da companhia. “Essa é uma ferramenta conhecida internacionalmente que fomenta a melhoria contínua das nossas operações. Alguns dos nossos clientes conhecem muito bem o Programa, inclusive, são signatários. Este passo consolida ainda mais as nossas relações de confiança em operações sustentáveis junto aos nossos clientes e comunidade”.
Práticas sustentáveis
Para chegar à assinatura do Termo de Compromisso em conjunto com a ABIQUIM, a Cattalini direcionou seus esforços para atender aos critérios estabelecidos, como a definição de um Coordenador para o Programa, a formação de auditores do Sistema de Gestão de Atuação Responsável (SGAR) e a realização de auditoria deste Sistema. “Todo o processo de melhoria, mantido pelo nosso Sistema de Gestão Integrado (SGI) certificado pelas ISOs 9001, 14001 e 45001, contribuem e são aderentes ao SGAR”, completou.
Programa Atuação Responsável
Segundo Luiz Shizuo Harayashiki, gerente de Gestão Empresarial da entidade, devido à robustez do Programa Atuação Responsável,a Abiquim resolveu em 2024 expandir e formalizar o processo de adesão ao programa para as empresas interessadas e que não são associadas à Abiquim.
Dessa forma, em função das suas características, o sistema pode ser implantado por organizações mesmo que não sejam do setor químico, com a vantagem de terem todos os temas auditados em uma única norma certificável por organismos de terceira parte.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“Com a decisão de expansão e formalização do processo de adesão ao programa, para as empresas interessadas, e que não são associadas a ABIQUIM, os documentos do programa e as regras de certificação foram revisadas. Vale destacar que comas novas regras, a certificação do SGAR:2023 terá validade de 3 anos, incluindo auditorias anuais de manutenção”.
Fonte: Cattalini