A Iguá Saneamento, grupo que gerencia a Paranaguá Saneamento, venceu o leilão do lote 3 de Parceria Público-Privada da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), para prestação de serviços de esgotamento sanitário em 28 cidades da região Oeste do Estado do Paraná. Na ocasião, ocorrida no dia 20 de setembro, estavam presentes o CEO da Iguá, Roberto Barbuti, o Governador Ratinho Júnior, entre outras autoridades representativas do Grupo e do Governo do Estado.
A companhia ofereceu desconto de 26% sobre o valor da contraprestação máxima estabelecida para 28 municípios que compõem o lote 3, com um valor final de R$ 4,75 por metro cúbico de esgoto medido., com duração de 24 anos.
Em discurso durante a solenidade, o CEO da Iguá, Roberto Barbuti, destacou que essa conquista representa a consolidação do Grupo no Estado, além de enfatizar os marcos alcançados pela Paranaguá Saneamento desde que a companhia assumiu, “É uma grande satisfação expandir a nossa presença no estado do Paraná, já estamos há bastante tempo presentes, com uma história de sucesso, através do município de Paranaguá, na qual chegamos a 97% de cobertura na coleta e tratamento de esgoto na área urbana regular da cidade.. Então, nós já temos um certo conhecimento para atuar no estado, e mais a oeste complementará o nosso projeto para o desenvolvimento do Paraná.”, declarou.
Desde 2017, a Iguá já opera no Estado por meio da Paranaguá Saneamento, que atende 155 mil pessoas no município, prestando serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Na cidade, já foram investidos mais de R$ 265 milhões, sendo que 60% foram aplicados na ampliação do esgotamento sanitário, onde houve o avanço de 70% de cobertura para a universalização da coleta e tratamento de esgoto na área urbana regular da cidade.
“Essa nova concessão da Iguá valoriza o trabalho desempenhado pela Paranaguá Saneamento. Temos plena convicção que teremos muita sinergia, trazendo mais saúde e qualidade de vida a todos os paranaenses.”, declarou o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.
O contrato tem como meta alcançar 90% de cobertura de esgoto até 2033, conforme estipulado pela Lei nº14.026/2020, do Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em julho de 2020. Esta parceria firmada entre o setor público-privado tem como benefícios o maior controle de qualidade da prestação dos serviços a partir da regulação e fiscalização, metas claras de aumento na cobertura de serviços, além de maiores investimentos. De acordo com o Panorama da Participação Privada no Saneamento – 2023, nos últimos dez anos, os contratos de concessão com a iniciativa privada cresceram mais de 70%.
Os municípios contemplados no lote 3 são: Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Diamante do Sul, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Guaraniaçu, Honório Serpa, Iracema do Oeste, Itapejara do Oeste, Jesuítas, Manfrinópolis, Mangueirinha, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Pérola d´Oeste, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.
Fonte: Da Assessoria Iguá Saneamento