conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Vivendo a história no Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Publicado

em

Sucessão no IHGP

Por profª Lúcia Helena Freitas da Rocha

“A História é a testemunha verdadeira dos tempos, a luz da verdade, a vida lembrada, a mestra da vida, a mensageira dos tempos passados.”

Essa célebre citação de Marco Túlio Cícero, datada de 106 a.C., revela toda a missão do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá que, no dia 26 de setembro, completará 93 anos de existência. 

Sem fins lucrativos, o Instituto desempenha importante papel no desenvolvimento de estudos sobre a História e Geografia locais e nacionais, na preservação da memória das tradições e folclore nacionais, na promoção de conferências e seminários para fomento da história e cultura, e difusão e promoção de atividades culturais e educacionais, além do apoio a eventos científicos, tecnológicos, artísticos, culturais e de inovação em prol da história e cultura distritais e nacionais.

A essência do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá e razão de existir, entre tantas nobres atribuições compreende:

 a) Estudar e investigar a História e Geografia de modo geral, promovendo estudos e pesquisas de modo particular sobre a História e a Geografia de Paranaguá;

 b) Estudar e pesquisar o folclore do litoral paranaense;

 c) Cultivar as tradições históricas do Brasil, comemorando datas cívicas cultivando a memória dos grandes vultos brasileiros e de modo especial vultos do Paraná e de Paranaguá;

d) Promover e manter intercâmbio cultural com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras.

Os institutos devem responder aos desafios contemporâneos produzindo conhecimento, contribuindo para sua disseminação, constituindo acervos, construindo memórias e identidades e assessorando políticas públicas.

Homens idealizadores e sonhadores deram início ao projeto de edificação do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. Constituíam essa tríade Vicente Nascimento Júnior, Manoel Viana e Hugo Pereira Corrêa.

Assim, formaram, com os sócios fundadores Zenon Pereira Leite, Bernardino Pereira Neto, João Salvador dos Santos e Luiz Rodrigues Torres, a primeira diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.

Para que a concepção de Instituto Histórico e Geográfico se materializasse, em reunião ocorrida em 7 de janeiro de 1932, foram aprovados o Emblema, concepção do confrade Manoel Viana; a princípio adotado de forma quadrangular e, após, simplificado para a forma circular a fim de se enquadrar ao padrão utilizado por todos os Institutos Históricos, conservando a simbologia primitiva e a Bandeira, concepção do confrade Carlos Neuffert.

HISTÓRIA MAGISTRA VITAE, constitui-se a legenda, escolhida por Vicente Nascimento Júnior, representativa do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Os institutos históricos e geográficos do Brasil foram as principais instituições brasileiras de pesquisa, memória, difusão do conhecimento sobre história e geografia do país, constituição e proteção de acervos históricos anteriores à criação das universidades, arquivos históricos, institutos de pesquisa e periódicos científicos no século XX.

Muito nos orgulha ter um sodalício comprometido com nossa história, cultura e tradição e que irá completar 93 anos de profícua existência.

Publicidade






Em alta