conecte-se conosco

Educação

UFPR Litoral abre inscrições para 25 vagas em Especialização em Educação

Curso lato sensu busca fortalecer reação entre universidade e escolas do litoral

Publicado

em

Inscrições podem ser feitas até 30 de agosto / Foto: Arquivo - UFPR Litoral

Em 8 de agosto, a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral) divulgou o Edital n.º 01/2024 que abriu 25 vagas para inscrições em na Especialização em Educação e Saberes da Experiência para a Educação Básica, algo que terá início no segundo semestre de 2024 destinado a estudantes interessados do litoral. Segundo a universidade, o curso, que é lato sensu, visa fortalecer a relação entre UFPR e escolas municipais do litoral do Paraná, com foco na formação continuada de profissionais da educação pública, atendendo demandas específicas de unidades de ensino de Matinhos e da região. 

Segundo a UFPR Litoral, o currículo da pós-graduação em questão visa responder às necessidades identificadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Matinhos, com ampliação das ações para outros municípios litorâneos. “Com base em experiências exitosas anteriores, esta especialização oferece formação prática e teórica que visa melhorar a qualidade da educação na região”, acrescenta.

“O curso é destinado a professores, educadores, coordenadores e diretores de escolas públicas de educação básica do litoral do Paraná, bem como a profissionais atuantes em espaços de educação não formal, como museus, jardins botânicos, centros de ciências, e organizações não-governamentais”, informa a UFPR Litoral.

Vagas

“A lista de aprovados respeitará o limite de vagas e, caso haja desistências, candidatos em lista de espera poderão ser convocados”, acrescenta a UFPR Litoral / Arte: UFPR Litoral

De acordo com a universidade, serão oferecidas 25 vagas do curso, das quais 15 são reservadas para alunos do Programa de Capacitação Avançada (PCA) de Matinhos e 10 para a comunidade dos demais municípios do litoral do Paraná. “Há ainda reserva de 20% das vagas para candidatos negros (pretos ou pardos), 10% para candidatos quilombolas, indígenas, educadores do campo, pessoas trans, pessoas com deficiência, e outras categorias prioritárias, conforme detalhamento no edital”, detalha.

Segundo o edital, a seleção dos candidatos interessados nas vagas prioritárias deverá contar com apresentação de documentação comprobatória específica. “A seleção respeitará a pontuação mínima exigida, e caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, serão redistribuídas para a ampla concorrência”, afirma a UFPR.

Inscrições 

As inscrições para a especialização estão abertas até 30 de agosto. “Os interessados devem consultar o edital completo para obter informações detalhadas sobre o processo de inscrição e seleção, incluindo documentos necessários e prazos. A lista de aprovados respeitará o limite de vagas e, caso haja desistências, candidatos em lista de espera poderão ser convocados”, acrescenta a universidade. O edital pode ser acessado no site da UFPR Litoral.

“Participe deste processo seletivo e contribua para o fortalecimento da educação básica na região do litoral paranaense”, finaliza a UFPR Litoral.


Com informações da UFPR Litoral

Em alta