conecte-se conosco

Educação

Centro de Autismo é inaugurado em Paranaguá

Prefeito Marcelo Roque afirma que a inauguração do espaço é um momento ímpar para o município

Publicado

em

O prefeito Marcelo Roque realizou na tarde de quinta-feira, 18, a entrega do Centro Educacional Municipal de Referência ao Transtorno do Espectro Autista (CEMR-TEA) de Paranaguá. Uma iniciativa inédita na cidade, visando a garantir um local de referência para atendimento a crianças autistas.

Prefeito Marcelo Roque, primeira-dama, Amanda Roque, Flávia Franchischini e Tenile descerraram a placa de inauguração

A criação do CEMR-TEA faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo implementadas pelo Executivo municipal nos últimos anos, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O espaço é composto por salas de atendimento estruturado, que visa a dar compromisso e responsabilidade educacional às crianças autista para que elas avencem em sua educação na rede municipal de ensino. O Centro estará trabalhando junto à escola, ao atendimento especializado e junto à família, vendo a criança por inteiro.

O prefeito Marcelo Roque destaca ser um momento ímpar para o município. “Este é um momento histórico, pois este Centro de Referência ao Autismo é o segundo no Paraná, só Curitiba possuía. Um local moderno, com várias salas e uma equipe montada não só para os autistas, mas para as famílias também, o que é muito importante. Hoje temos em torno de 200 alunos na rede municipal de ensino diagnosticados. O CEMAE foi uma referência e continua fazendo o atendimento inicial e depois as crianças vêm para este Centro de Referência para continuar o tratamento, que é muito importante para dar qualidade de vida às crianças do nosso município. Estão de parabéns as secretarias de Educação e de Saúde, que fizeram esta parceria”, disse o prefeito.     

A primeira-dama, Amanda Roque, coordenadora e idealizadora do Projeto Patas do Bem, não escondeu a alegria e emoção de participar da inauguração. “Hoje não há palavras suficientes para expressar a felicidade que é saber que em nossa cidade existirá um Centro de Autismo, trazendo mais qualidade de vida por meio das terapias desde a primeira infância. O melhor ainda é ter a oportunidade de fazer parte desta causa, oferecendo atendimento de terapia assistida por animais. Vale destacar que o nosso centro será o primeiro a ter este tipo de terapia assistida por animais”, disse Amanda Roque.

Convidada por Amanda Roque, para falar sobre o que é ser mãe de autista, Sandra Baptista, secretária da União de Famílias pelo Autismo, fez o seu relato. “Encontrei dificuldades para o tratamento do meu filho, tendo sido acolhida primeiramente pela APAE de Paranaguá. A inauguração do Centro de Referência é um grande passo que foi dado, sendo fundamental para a evolução das crianças com autismo. Parabéns e que este seja o primeiro de muitos que virão”, destacou.

O vereador Nilo Monteiro, representando a Câmara de Paranaguá, parabenizou a gestão municipal pela entrega de mais uma obra. “Poder falar em um centro de autismo um dos pioneiros no Paraná, é poder falar e ter orgulho em ter uma nova concepção em criação de políticas públicas no Estado. Parabéns a todos os idealizadores e profissionais que trabalharão neste espaço”, enfatizou Nilo Monteiro. 

Flávia Franchischini, idealizadora do Instituto “Fazer o Bem sem Olhar a Quem” e integrante da diretoria do Provopar Estadual, destacou a importância para a família ter um Centro de Referência. “A gente fica mais sensível quando temos um caso dentro de casa, e que pena que as pessoas só se sensibilizem assim. Realmente este local irá fazer muita diferença. Sabemos que a criança autista diagnosticada precocemente tem muito mais chance de levar uma vida normal. Isso é importante para que todos falem a mesma língua, e eu tive que aprender isso dentro de casa. Fico muito orgulhosa e feliz que Paranaguá esteja inaugurando o segundo centro no Estado. Desejo muito sucesso e nos colocamos à disposição”, enfatizou.   

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Tenile do Rocio Xavier, falou sobre a importância desse novo centro. “Esta é mais uma conquista para a cidade de Paranaguá. A educação, a educação especial e a cidade de Paranaguá vão ganhar com todo este espaço”, afirma Tenile.

A diretora do Centro de Referência ao Autismo, Irazilda Dalago, enfatizou a importância do novo espaço. “Hoje, dia 18 de junho, é o dia do Orgulho Autista, por isso nesta data celebra-se a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam. Portanto hoje é um dia ímpar na educação com a realização deste centro de referência ao autismo e que foi idealizado pela primeira-dama, Amanda Roque. Em nome de todos os profissionais da educação e pais das crianças e jovens com espectro autista quero agradecer imensamente ao prefeito Marcelo Roque a atenção e comprometimento com a educação especial do município, bem como a nossa secretária de Educação que tem dado todo o apoio a este Centro de Referência”, destacou a diretora.

Professora há mais de 10 anos no ensino especial, Vandecy Dutra falou da emoção de poder ver se concretizar o espaço. “Isto é um sonho e um desejo que se materializa. Sou professora do ensino especial há mais de 10 anos, quando não havia nada. Hoje é um sonho para toda a rede municipal de ensino. Estou muito feliz, pois a qualidade de ensino depende de uma política pública com responsabilidade, e o que vemos hoje é um compromisso de todos pela educação inclusiva”, enfatiza Vandecy. 

Ao final do evento, várias homenagens foram realizadas e emocionaram a todos os presentes

O centro está localizado na Rua Vereador Salim Chede, 240, entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Restaurante Popular.

Em alta

plugins premium WordPress