conecte-se conosco

Segurança

Golpe da taxa dos Correios: mensagens direcionam para página falsa da empresa

Publicado

em

Foto: Ilustrativa/redes sociais dos Correios

Tem sido frequente uma nova tentativa de golpe que utiliza o nome dos Correios em todo o Brasil. Clientes recebem mensagens falsas por SMS, e-mail ou WhatsApp informando sobre a necessidade de pagamento de uma taxa para retirada de encomenda. O link enviado pelos golpistas leva a uma página falsa com a marca dos Correios indicando que o pagamento precisa ser realizado.

Em nota, os Correios alertaram sobre o golpe e a disseminação dessas mensagens falsas que usam o nome e a marca da empresa de forma indevida. 

Para a segurança, os Correios reforçam que os clientes baixem o aplicativo oficial e confie neste canal para acompanhar entregas e solicitar atendimento. 

“Cuidado! Para não cair em golpes, use o aplicativo oficial dos Correios. Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o App dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços”, destacou os Correios.

Além disso, outra medida de segurança indicada é verificar o site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais.

“Em caso de dúvidas, os clientes ainda podem buscar informações na Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades); ou utilizar o Fale Conosco, no site dos Correios”, informou.

golpe da taxa dos Correios
Mensagens direcionam os consumidores para uma página falsa com a marca do Correio
Foto: Reprodução

Dicas para evitar golpes

Os golpistas têm utilizado cada vez mais a internet para enganar e causar prejuízos aos consumidores. Por isso, a empresa também elencou algumas dicas que servem como alertas para evitar o golpe da taxa dos Correios e também outros tipos:

– Confira o e-mail e o nome do remetente: atenção aos canais de comunicação, os Correios só enviam e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.

– Cautela com links: não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.

– Desconfie de mensagens urgentes: sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.

– Atualização constante: mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.

– Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos: se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.

Com informações dos Correios

Em alta