conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Aulas são suspensas em escolas públicas e universidades de Paranaguá

Na Rede Estadual de Ensino, a suspensão será somente a partir de sexta-feira, 20

Publicado

em

Na manhã de segunda-feira, 16, por meio do decreto 1.909/2020, a Prefeitura de Paranaguá comunicou a suspensão das aulas na Rede Municipal, visando à prevenção ao Coronavírus. As universidades em Paranaguá também suspenderam as aulas. Vale destacar que Paranaguá ainda não tem casos suspeitos da doença, mas há dois moradores em Matinhos com suspeita da doença, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Escolas estaduais

No fim da tarde de ontem, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, fez um pronunciamento com as medidas que serão adotadas pelo Estado para reforçar a prevenção contra a circulação do vírus e também suspendeu as aulas na Rede Estadual a partir de sexta-feira, 20. Até lá, serão repassadas informações para os estudantes quanto à prevenção da doença.

Escolas municipais

De acordo com o decreto 1.909/2020 do Poder Público municipal, foram suspensas as aulas nas escolas da Rede Municipal pelo período de 15 dias, a partir de terça-feira, 17, para evitar o contágio de cerca de 17 mil alunos. Com relação à reposição desse período, ainda não há uma definição do que será feito.

“Não é um período de férias. Essas crianças têm que ficar em casa. O calendário escolar seguirá orientação posterior do Conselho Nacional de Educação”, afirmou a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra.

Isulpar

O Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) comunicou aos alunos, na segunda-feira, 16, a suspensão das aulas na universidade. “Devido à pandemia do Coronavírus – Covid 19 e por recomendação do MEC, as aulas do Isulpar, dos cursos de graduação, pós-graduação e do Colégio Isulpar estão suspensas, desde a segunda-feira, período noturno, 16 de março, até o domingo, 29 de março)”, relatou em nota o Isulpar.

No entanto, os setores administrativos internos irão funcionar normalmente e estarão abertos ao público para atender qualquer demanda, respeitando as regras da não aglomeração.

Unespar

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) comunicou que suspendeu as atividades a partir do dia 17 de março tanto da graduação como dos cursos de extensão, pesquisa e pós-graduação para que seja mantido o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.

De acordo com o comunicado, as atividades essenciais, nos campi e na reitoria, ficam mantidas desde que não haja aglomeração, conforme escala estabelecida pelas chefias imediatas. “As reuniões administrativas deverão ser realizadas de forma on-line. Os docentes deverão providenciar atividades acadêmicas remotas aos estudantes”, afirmou o reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo.

Também foram dispensados das atividades os servidores acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas, pessoas que viajaram ou coabitem com pessoas que estiveram em regiões com transmissão comunitária nos últimos 15 dias e mães/pais que tiverem crianças em casa por causa de suspensão das aulas.

Escolas particulares

A presidente da Câmara Setorial de Ensino da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Angela Maria Palanicheski, afirmou que as aulas nas escolas particulares serão suspensas a partir de sexta-feira, 20de março, conforme determinação do Governo do Estado.

Publicidade


Em alta