Uma operação da Receita Federal resultou na apreensão de 71,5 kg cocaína na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, no Terminal de Contêineres de Paranaguá. A droga estava escondida na estrutura de um contêiner que chegou ao país oriundo do porto de Valencia, na Espanha.
A inserção da droga na estrutura do contêiner denota uma preparação prévia por parte dos criminosos. Como a Espanha não é um país produtor da droga, a principal suspeita é que o contêiner tenha sido enviado a Europa por uma região produtora, mas os traficantes não conseguiram retirar o contêiner do porto por algum motivo.
Um dos tabletes de cocaína indica a data 30/12/2023, o que leva à suposição de que essa foi a data da remessa original. Graças ao trabalho de gerenciamento de risco da Receita Federal, os tabletes de cocaína foram detectados com o auxílio de um scanner. Posteriormente, o cão de faro da Receita Federal confirmou a presença do entorpecente na estrutura do contêiner. Foram encontrados também aparelhos rastreadores de GPS em dois tabletes.
Após serem realizados os testes que confirmaram a presença de cocaína, servidores da Receita Federal, com o apoio da Polícia Militar, levaram a droga para a sede da Polícia Federal em Paranaguá.
Em 2024, a Receita Federal já realizou 11 apreensões de cocaína e apreendeu 835 kg da droga no porto paranaense.
Comunicação RFB