Na abertura do IX Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que acontece de 12 a 15 de junho em Curitiba, os principais nomes desse importante ramo da inteligência jurídica lançaram um manifesto em prol da democracia.
“O direito eleitoral é a própria essência do estado de direito”, afirma o presidente do Iprade, Paulo Henrique Golambiuk. A entidade é organizadora do evento, junto à Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). O Manifesto Direito Eleitoral Protagonista se coloca como mensagem de força e coragem a todos os agentes eleitorais e políticos para o ano de 2024.
“Mais do que uma área jurídica, o direito eleitoral se compromete com a garantia da democracia. Ainda mais num momento que antecede eleições que irão ocorrer após a mais grave crise que nosso regime democrático já enfrentou”, afirma Guilherme Gonçalves, presidente do IX Congresso.
Nesta edição, o tema é “Democratizar o Direito é Protagonizar”, numa homenagem a todas as parcelas da população que foram excluídas do direito ao voto e hoje têm sua representatividade garantida.
Entre os nomes que refletirão nesses quatro dias sobre pontos cruciais para o bom andamento da sociedade estão mais de 150 profissionais renomados, entre palestrantes e convidados.
Para Vânia Aieta, presidente da Abradep, é uma alegria estar presente na nona edição do evento, quando “Curitiba se torna a capital do direito eleitoral no Brasil e sempre preza por congregar todos os cortes ideológicos”, enfatiza.
Da Assessoria CBDE