A Igreja Assembleia de Deus Congregação Posto Fiscal, em Paranaguá, realizará, na sexta-feira, 26, às 19h30, uma palestra sobre a conscientização do autismo, em alusão a campanha Abril Azul. A secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, falará sobre o tema para os fiéis da igreja.
“O autismo afeta muitas famílias em nossa sociedade, e é essencial que estejamos informados e sensíveis às necessidades dessas pessoas. Acreditamos que a inclusão social começa com o entendimento e o respeito mútuo, e é por isso que estamos promovendo este evento”, divulgou a Assembleia de Deus.
Na data, haverá uma oração, leitura bíblica e, em seguida, a palestra aos participantes. “Junte-se a nós para aprender, crescer e mostrar apoio à comunidade autista. Marque na sua agenda e convide amigos e familiares. Juntos, podemos fazer a diferença”, destacou a igreja.
A secretária municipal de Inclusão de Paranaguá, Camila Leite, destacou a importância de falar sobre inclusão para vários públicos da sociedade. “A inclusão é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Ao levar o tema da inclusão para vários públicos, aumentamos a conscientização e incentivamos a adoção de práticas inclusivas em todas as esferas da vida, criando um ambiente mais acolhedor e acessível para todos”, salientou Camila.
Programação
Na quarta-feira, 24, a Secretaria de Inclusão realizará um Seminário sobre autismo em parceria com a Prefeitura de Antonina para levar o conhecimento e a experiência de Paranaguá. O evento será realizado no Theatro Municipal de Antonina, das 8h às 17h e terá a participação de superintendentes que atuam na secretaria, além de terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudióloga, psicopedagogas e psicóloga.
Já na quinta-feira, 25, às 17h30, uma palestra voltada para o diagnóstico do autismo e intervenção precoce será realizada para profissionais e pais de alunos da Educação Infantil na unidade do Sesc em Paranaguá.
Abril azul
A campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características são: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. O diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.
Com informações da OMS