Cidadania

Igreja Assembleia de Deus Posto Fiscal promove palestra sobre autismo

Secretária de Inclusão de Paranaguá foi convidada para falar sobre o tema

fpgkea5h

A Igreja Assembleia de Deus Congregação Posto Fiscal, em Paranaguá, realizará, na sexta-feira, 26, às 19h30, uma palestra sobre a conscientização do autismo, em alusão a campanha Abril Azul. A secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, falará sobre o tema para os fiéis da igreja.

“O autismo afeta muitas famílias em nossa sociedade, e é essencial que estejamos informados e sensíveis às necessidades dessas pessoas. Acreditamos que a inclusão social começa com o entendimento e o respeito mútuo, e é por isso que estamos promovendo este evento”, divulgou a Assembleia de Deus.

Na data, haverá uma oração, leitura bíblica e, em seguida, a palestra aos participantes. “Junte-se a nós para aprender, crescer e mostrar apoio à comunidade autista. Marque na sua agenda e convide amigos e familiares. Juntos, podemos fazer a diferença”, destacou a igreja.

qqjml54l
“A inclusão é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite

A secretária municipal de Inclusão de Paranaguá, Camila Leite, destacou a importância de falar sobre inclusão para vários públicos da sociedade. “A inclusão é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Ao levar o tema da inclusão para vários públicos, aumentamos a conscientização e incentivamos a adoção de práticas inclusivas em todas as esferas da vida, criando um ambiente mais acolhedor e acessível para todos”, salientou Camila.

Programação

Na quarta-feira, 24, a Secretaria de Inclusão realizará um Seminário sobre autismo em parceria com a Prefeitura de Antonina para levar o conhecimento e a experiência de Paranaguá. O evento será realizado no Theatro Municipal de Antonina, das 8h às 17h e terá a participação de superintendentes que atuam na secretaria, além de terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudióloga, psicopedagogas e psicóloga.

Já na quinta-feira, 25, às 17h30, uma palestra voltada para o diagnóstico do autismo e intervenção precoce será realizada para profissionais e pais de alunos da Educação Infantil na unidade do Sesc em Paranaguá.

Abril azul

A campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas características são: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. O diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.

Com informações da OMS

Você também poderá gostar

Igreja Assembleia de Deus Posto Fiscal promove palestra sobre autismo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Igreja Assembleia de Deus Posto Fiscal promove palestra sobre autismo

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.