Na terça-feira, 9, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), divulgou o andamento das obras na construção da ponte de Guaratuba. Atualmente, a benfeitoria já conta com um escritório administrativo construído e está em fase de instalação do seu canteiro industrial, sendo que os serviços para execução da ponte e acessos na PR-412 aguardam a emissão de Licença de Instalação (LI) pelo Instituto Água e Terra (IAT). Ao todo, 100 funcionários já atuam nas obras, sendo que a previsão é da contratação de 600 colaboradores até o auge da construção, algo que já está em fase recrutamento.
“O DER/PR informa que foi construído o Escritório Administrativo em Guaratuba, e que está em atividade a instalação do Canteiro Industrial da obra. Os serviços para execução da Ponte de Guaratuba e dos Acessos na PR-412 aguardam a emissão de Licença de Instalação (LI) pelo IAT”, informa o DER/PR. Segundo a assessoria, atualmente os serviços em andamento incluem a montagem da central de concreto, onde serão produzidas as vigas e pilares para sustentação da Ponte, a mobilização e montagem do segundo guindaste de 250 toneladas para içamento de vigas, a montagem de guindaste em balsa de apoio marítimo e a armação e montagem do aço das estacas para fundação da grua. Além disso, estão sendo realizadas as atividades ambientais, entre elas campanhas e monitoramento de fauna.
Geração de emprego
De acordo com o Estado, cerca de 100 funcionários já estão trabalhando nas obras da ponte de Guaratuba, tanto no setor administrativo, quanto operacional, sendo que há “a previsão de chegar a 600 contratações no auge da construção da Ponte de Guaratuba”, completa. “A obra inclusive está com recrutamento aberto, os interessados podem enviar currículos para o email da construtora: [email protected], ou se dirigir pessoalmente à Agência do Trabalhador – Sine Guaratuba, bem como entregar currículos diretamente no Escritório Administrativo da Ponte de Guaratuba, localizado em frente ao Corpo de Bombeiros de Guaratuba (Rua Dr. Carlos Cavalcante, 278 – Centro)”, informa o DER.
Trânsito e planejamento
Com relação ao planejamento para organização do trânsito futuramente com a ponte de Guaratuba, o DER/PR ressalta que a obra prevê a implantação dos acessos à estrutura, bem como duplicação de trechos da PR-412 nas margens de Guaratuba e Matinhos. Outro avanço previsto é a instalação de vias para acesso às estradas locais, com garantia de todas as manobras de tráfego necessárias na ponte e nos arrecedores.
“Será executada também nova sinalização horizontal e vertical adequada para as alterações no trânsito local. Além das obras nos acessos na PR-412, já está implantado um novo trajeto que contorna o Canteiro Industrial para o embarque e desembarque nos portos 1 e 2 na margem de Guaratuba”, explica a assessoria.
Investimento
Segundo o DER/PR, a Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros e dimensão do canal de navegação com 17 metros de altura de altura e 90 metros de largura. “Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara”, detalha o Estado. “Para facilidade de locomoção será duplicada a PR-412 e implantados passeios com ciclovia ao longo de todos os acessos. Outras soluções de engenharia, como contenções com cortina atirantada e terra armada serão executadas”, acrescenta.
“O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução após emissão da LI. A estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades”, informa a assessoria.
Travessia na ponte ocorrerá em dois minutos
“O DER/PR informa que a Ponte de Guaratuba vai substituir uma travessia aquaviária, feita atualmente por ferry-boat, que leva cerca de 20 minutos de travessia, pela ponte que terá cerca de dois minutos de trajeto sob o mar, o que vai proporcionar mais agilidade e conforto aos usuários locais, e a visitantes em alta e baixa temporada, além da facilidade do deslocamento de veículos de atendimento de saúde, transporte escolar e turismo. A Ponte de Guaratuba em si é um atrativo turístico, que também vai incentivar maior presença de visitantes no Litoral do Paraná”, finaliza o DER/PR.