Infraestrutura

Com aumento de calado, Cattalini oferece maior capacidade de carga do píer privado

A formalização do aumento ocorreu na última semana

Com o incremento de 30 centímetros, a companhia passa a oferecer aos clientes ganho potencial de movimentação. (Foto: Arquivo Cattalini)

Com o incremento de 30 centímetros, a companhia passa a oferecer aos clientes ganho potencial de movimentação. (Foto: Arquivo Cattalini)

A Cattalini Terminais Marítimos ampliou o calado do berço externo do seu píer privado, passando de 12,8 para 13,10 metros. Com o incremento de 30 centímetros, a companhia passa a oferecer aos clientes ganho potencial de movimentação de, aproximadamente, 2.000 toneladas de granéis líquidos por navio.

Para o diretor-presidente da empresa, José Paulo Fernandes, “os investimentos em dragagem, inovação e melhorias nas estruturas marítima e terrestre garantem segurança e agilidade às operações e redução do custo logístico, consolidando a companhia como parceiro estratégico para seus clientes e fortalecendo o Porto de Paranaguá no mercado global”.

A formalização do aumento ocorreu na última semana, por meio da Portaria n.º 306/2024/APPA, que homologa o aumento de calado operacional do Canal de Navegação, Bacia de Evolução, Berços 201 ao 218 e berço externo do píer da Cattalini. O documento tem a anuência das Autoridades Marítima e Portuária e da Praticagem de Paranaguá, atestando as condições de segurança das manobras dos navios. A medida do calado refere-se à distância entre a linha d’água e a quilha do navio, ou seja, a parte mais baixa da embarcação que fica submersa.

A medida do calado refere-se à distância entre a linha d'água e a quilha do navio, ou seja, a parte mais baixa da embarcação que fica submersa. / Foto: Joelcio Dunayski
A medida do calado refere-se à distância entre a linha d’água e a quilha do navio, ou seja, a parte mais baixa da embarcação que fica submersa. / Foto: Joelcio Dunayski

Sobre a empresa

Fundada em 1981, no Porto de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos é o maior terminal privado independente de granéis líquidos do Brasil. Conta com cerca de 600 colaboradores e mantém as certificações ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 9001(Sistema de Gestão da Qualidade) e é auditada pelo CDI-T (Chemical Distribution Institute-Terminals).

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Na parte de infraestrutura, a empresa oferece aos seus clientes um total de 137 tanques e 618 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em quatro Centros de Tancagens alfandegados e entrepostados. A empresa possui píer próprio para atracação simultânea de dois navios e pátio com capacidade para receber cerca de 450 caminhões.

Da Assessoria da Cattalini

Você também poderá gostar

Com aumento de calado, Cattalini oferece maior capacidade de carga do píer privado

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.