Nesta terça-feira, 9, acontece o seminário “Valorize as capacidades e respeite os limites” de conscientização sobre o autismo. O evento acontece no auditório do Sest Senat, no Parque São João, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As inscrições são gratuitas e feitas no local.
A organização é da Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá, que tem realizado diversas ações a fim de levar informação para a sociedade sobre os direitos das pessoas com TEA. Diversos especialistas da área estarão reunidos para discutir e levar informação sobre o transtorno a pais, profissionais da área de educação e saúde e demais interessados no tema.
Segundo a secretária municipal de Inclusão, Camila Leite, o seminário é voltado para a comunidade em geral. “É com grande alegria que convidamos a todos para o Semanário ‘Valorize as capacidades e respeite os limites’, uma oportunidade para se informar, capacitar e promover a inclusão das pessoas com autismo em nossa comunidade. Junte-se a nós nesta jornada de respeito, compreensão e valorização das diferenças”, convidou Camila.
Programação
A primeira palestra do seminário será com a psicóloga Roberta Calegari sobre acolhimento e empatia com o tema “Autismo não limita as pessoas, mas o preconceito sim”.
Em seguida, às 9h30, a terapeuta ocupacional Andressa March falará sobre “Processamento sensorial na rotina da pessoa TEA e a Terapia Ocupacional”.
Às 10h30, o período da manhã será finalizado com uma roda de conversa com Cibele Nagel, Vinicius Bispo e Edileuza Fernandes.
O evento será retomado no período da tarde com a palestra da assistente social do CMAE (Centro Municipal de Avaliação Especializada), Joice Figueiredo, às 14h, sobre “Autismo e Direitos Sociais: Quem deve garantir?”.
Em seguida, às 14h40, acontece a palestra do presidente da ONDA-AutismoS, Fábio Cordeiro. A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a ONDA-AutismoS, é uma entidade de caráter social, que tem na sua concepção a diferença e o discernimento no ato de planejar e executar ações, cuja finalidade é o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas.
Às 15h40, será a vez da palestra da advogada Aline Milanes e, por fim, às 16h40, o fonoaudiólogo Lucas Jamperse encerra o evento.