A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) completou 100 anos de fundação no ano passado. A instituição, a terceira do segmento mais antiga do Paraná, é reconhecida pela união do empresariado para o fortalecimento da economia local. Sendo assim, sua história e seu interesse no desenvolvimento da cidade se misturam com a criação do Porto de Paranaguá.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Eloir Martins, está desde 2018 à frente da instituição. Segundo ele, sempre foi vivenciada uma relação positiva com o porto.
“Desde os primórdios da Aciap, há 100 anos, foi criada essa relação positiva com o Porto de Paranaguá, se fortalecendo cada vez mais entre 1920 e a efetiva inauguração do porto, em 1935. De lá para cá, melhorou ainda mais, mesmo porque os grandes operadores portuários são nossos associados. É muito fácil e benéfica essa relação porque temos contratos, concessões e a relação de confiança vem aumentando através dos anos. O Porto de Paranaguá tem trazido à nossa cidade e Estado muito orgulho pela sua performance, que tem sido maravilhosa através do presidente da Portos do Paraná e sua equipe”, evidenciou Eloir.
Ele continuou destacando a atual gestão da Portos do Paraná, algo fundamental para manter o diálogo entre as instituições. “Sem demérito a nenhuma outra administração, eu considero essa a melhor que a Portos do Paraná teve, é dinâmica, muito proveitosa, algo que esperávamos há muito tempo, essa integração da Aciap com o porto e com a cidade. A nossa expectativa é a melhor possível diante de novos investimentos através da projeção muito positiva que o porto tem hoje”, afirmou Eloir.
A expectativa dele é para que o crescimento do Porto de Paranaguá propicie um ambiente favorável para que novas empresas se instalem na cidade. “O porto é um grande indutor para o nosso desenvolvimento junto com a prefeitura, isso que faz movimentar a cidade da forma mais positiva possível e os investimentos que devem chegar por causa dessa projeção. Os investimentos virão cada vez mais”, disse Eloir.
De acordo com Eloir, o momento favorece o desenvolvimento da cidade e revela um futuro promissor.
“Não temos como negar a importância que um porto dessa qualidade tem para a nossa cidade, para os trabalhadores, é um indutor de emprego. Temos os créditos e as responsabilidades. Acredito que estamos em um bom momento de crescimento, os ânimos são favoráveis muito mais que outro pensamento negativo, temos que olhar sempre para o futuro e não só criticar, mas elogiar as boas gestões, deixar as partes negativas para trás e olhar o futuro, que é promissor quando alguém desempenha um bom trabalho como tem sido feito no Porto de Paranaguá, Prefeitura de Paranaguá”, acrescentou Eloir.
Mensagem
Eloir ainda deixou uma mensagem para o aniversário de 89 anos do Porto de Paranaguá. “Meus melhores votos para o porto pela sua dinâmica, administração, estendo isso a todos os trabalhadores, associados nossos que são operadores portuários, trabalhadores, todos que participam de uma forma ou de outra para o progresso do porto, que é também o nosso progresso”, declarou Eloir.
Cruzeiros
A temporada de cruzeiros, de 1.º de dezembro de 2023 a 8 de março de 2024, que foi realizada em Paranaguá pela MSC Cruzeiros em parceria com a Portos do Paraná e Prefeitura de Paranaguá, é apontada como um marco para o turismo e o empresariado local sentiu os benefícios.
“A temporada de navio de passageiros foi muito boa para o porto e para a nossa cidade. Nós não devemos nada a ninguém, talvez tenhamos a melhor e mais bonita baía do mundo. Todo mundo ganha com o cruzeiro, a cidade vai ficar cada vez mais bonita para poder receber os turistas. Os receptivos são competentes, temos visto e ouvido dos turistas só elogios. Foi um ganho e um marco muito importante para a nossa cidade”, finalizou Eloir.