conecte-se conosco

Porto de Paranaguá - 89 anos

Transcap: mais de 30 anos de trabalho voltado para a cidade e para o Porto de Paranaguá

Grupo destaca a valorização da mão de obra local

Publicado

em

Muitas empresas em Paranaguá contribuem para o desenvolvimento do porto e para que esse crescimento priorize também a cidade. Uma delas é o Grupo Transcap, que está desde 1992 atuando na área de transporte e, em 2001, fez a aquisição de um posto de combustível em Paranaguá, o Auto Posto Transcap. O Grupo tem 111 funcionários e 25 sócios com a visão para a cidade e para o crescimento do porto.

“Na sequência, começamos a investir na Avenida Ayrton Senna, onde ocorreu o início dos armazéns na área de logística e transportes internos, estufamento, desova e recebimento de contêiner”, afirmou o diretor-presidente da Transcap, José Carlos Borba, que também é vice-prefeito de Paranaguá.

O Grupo também tem realizado investimentos à medida que a empresa é ampliada. “O investimento feito agora de imediato é a aquisição de mais uma máquina grande para contêiner de um valor expressivo. Agora, estamos angariando algumas áreas para aumentar o espaço que está muito pequeno”, disse Borba.

Um dos maiores diferenciais do Grupo, segundo ele, é a valorização dos trabalhadores de Paranaguá. “Contratamos apenas mão de obra local. Além disso, tudo que nós temos que comprar, compramos dentro da cidade. A nossa filosofia é a de que a cidade tem que crescer junto com a gente. O que precisamos hoje em nossa cidade é de uma loja de oficinas de máquinas grandes, pois hoje temos apenas em Curitiba e em Itajaí. Já conversei com alguns empresários sobre isso, porque vejo que faltam técnicos em máquinas grandes para agilizar o processo para a gente”, observou Borba.

Porto e empresas

Borba lembra que a sua relação com o porto de Paranaguá é antiga. “Quando comecei minha vida trabalhando com caminhão, em 1972, fui caminhoneiro durante 25 anos e 15 dias. Depois vim para a administração da Transcap onde estou até hoje. Nessa época era muito difícil, o porto recebia carga geral, café, farelo, trigo, milho, que se exportava. Foi evoluindo e o porto hoje traz para nós uma identidade, abre muitas portas”, disse.

Ele destacou, ainda, as melhorias em infraestrutura necessárias para o crescimento da atividade e qualidade de vida da população. “Agora, fazendo essa obra aqui na BR-277, a cidade vai avançar. Precisamos também terminar as obras da Avenida Senador Atílio Fontana para acabar com os gargalos que temos em nossa cidade”, destacou Borba. A Avenida Atílio Fontana está em obras, são 63 milhões investidos pela Prefeitura de Paranaguá para mais de nove quilômetros de pavimentação. 

“Temos pessoas que vestem a camisa por Paranaguá como o André Pioli (diretor empresarial da Portos do Paraná) que tem família em Paranaguá e quer que a cidade cresça. O Luiz Fernando Garcia (diretor-presidente da Portos do Paraná) também veste a camisa pela cidade e temos que fazer com que ele continue aqui pelos bons exemplos que trouxe. Não é um gestor portuário que veio para cá somente para levar o nosso dinheiro, Luiz Fernando é acessível e dialoga com todo mundo”, salientou Borba.

Perspectiva para o futuro

Para o empresário e vice-prefeito de Paranaguá, o porto e as empresas precisam crescer para dar mais oportunidade para os trabalhadores da cidade.

“Para os próximos anos a gente precisa crescer, damos emprego hoje para mais de cem pessoas com toda a mão de obra daqui. Demos a oportunidade para muitas pessoas que não sabiam nem abastecer um carro e hoje trabalha de frentista no nosso posto. Damos hoje muita prioridade para as mulheres no operacional, coisa que antes não tinha, era só para homens. Tenho muitas mulheres trabalhando com a gente e tenho muito orgulho delas”, evidenciou Borba.

Mensagem

“Desejo muitos anos para o Porto de Paranaguá, o meu início foi aqui carregando e descarregando caminhão junto com estivador, arrumador, vigias de navio. Devo tudo o que tenho hoje ao porto de Paranaguá. Muitas pessoas na cidade precisam ter essa gratidão pelo porto, por estar junto e viver disso tudo, que dá trabalho para inúmeras pessoas. Quero desejar ao porto de Paranaguá que tenha gestores comprometidos como os que temos hoje”, concluiu Borba.

Em alta