A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá e o Conselho Municipal da Juventude (Comjupa), com apoio e patrocínio do Sebrae/PR, realizaram o 1.º Ideathon Juventude, uma maratona de inovação e empreendedorismo. O evento reuniu cerca de 70 estudantes na terça-feira, 10, no Hotel Camboa, para pensar em soluções para o litoral do Paraná.
O Ideathon Juventude Paranaguá é um evento criativo e colaborativo no qual participantes reúnem-se para gerar e desenvolver ideias inovadoras em um período de tempo limitado. Esses encontros frequentemente reúnem pessoas de diferentes áreas, visando solucionar desafios específicos ou explorar oportunidades emergentes, promovendo um ambiente propício à criatividade, ao pensamento crítico e à busca por soluções impactantes.
Os estudantes participantes, separados por grupos, tiveram que pensar em soluções para os temas turismo, economia e sustentabilidade e soluções para a economia do mar.
A analista do Sebrae PR, Thaiene Verydomar, explicou que a ideia do evento é uma demanda da Secretaria de Assistência Social que queria trabalhar dificuldades da região com os jovens. “Junto com o CIEE, INAT e Gerar desenvolvemos um curso sobre protagonismo jovem, cidadania e liderança para quase 70 alunos. O início foi em agosto, os estudantes tiveram oito encontros até chegar no Ideathon”, disse Thaiene.
O objetivo foi apresentar desafios para que eles desenvolvessem soluções. “Quem apresentou as dificuldades durante o evento foi a startup Olha o Peixe. Ao final do evento eles apresentam e uma banca avaliadora escolhe a melhor. A equipe vencedora vai apresentar na Câmara dos Vereadores e também será premiada pela Secretaria”, afirmou a analista do Sebrae.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, lembrou que a pasta tem promovido várias ações envolvendo os jovens. “Já reativamos o Conselho da Juventude e, a partir daí, traçamos uma série de atividades para movimentar a juventude da cidade. O Ideathon é uma dessas atividades que traz os jovens para a inovação, tecnologia e criatividade. Junto com o Sebrae, nosso parceiro, queremos estimular esse jovem a participar do projeto Rede Jovem, elaborado pela Secretaria de Assistência dentro do Programa Cidade Protegida e Inclusiva”, declarou Ana Paula.
A meta, segundo ela, com essa e outras ações, é tornar o jovem participativo no âmbito das políticas públicas. “Estamos colhendo os resultados agora. Temos uma mobilização por parte dos grêmios estudantis, motivados por essa série de iniciativas, e temos percebido o envolvimento dos jovens em todas as ações em parceria com a Rede Estadual de Educação”, finalizou Ana Paula.
As inscrições para o programa foram abertas para todos os estudantes de Paranaguá. Toda essa mobilização também visa a preparação deles para o mercado de trabalho.