A Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos Valadares, inicia oficinas gratuitas em sua sede para que os interessados possam aprender a tocar fandango caiçara, construir instrumentos, além de entrar, quem sabe, para a Orquestra Rabecônica do Brasil.
“Vai começar nossas oficinas gratuitas. Quem quiser aprender a tocar o fandango caiçara, construir instrumentos agora vai ter oportunidade. Quem já é músico e tem interesse de entrar para Orquestra Rabecônica do Brasil agora é hora”, informou a associação.
Orquestra Rabecônica do Brasil
Paranaguá tem a primeira Orquestra Rabecônica do Brasil, formada por tocadores de rabeca, instrumento tradicional da cultura caiçara.
Na sede da Associação de Cultura Popular Mandicuera ocorrerão as oficinas de construção de instrumentos caiçaras, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17h.
Módulo 1 – de 9 a 26 de outubro
Módulo 2 – de 6 a 23 de novembro
Oficina de Fandango Caiçara
Além disso, a oficina de Fandango Caiçara é voltada para crianças, jovens e adultos.
Para crianças de 6 a 10 anos, as quartas-feiras, das 9h às 10h30
Para jovens e adultos a partir de 12 anos, as oficinas serão às quartas-feiras, das 19h às 21h.
“Teremos oficinas de construção de instrumentos, que é muito importante essa questão para a gente difundir a técnica de construir instrumentos. O fandango, as romarias e o boi de mamão dependem dos instrumentos, se não tiver instrumento não tem salvaguarda de fandango, não tem fandango em escola, não tem nada. Por isso que estamos atuando na construção de novos construtores de instrumentos. Teremos também aula para ensinar a tocar. Tanto quem aprende a tocar tem a possibilidade de no futuro, vir trabalhar com a gente na construção de instrumentos. No futuro pretendemos abrir vagas de trabalho mesmo, assim como aqueles que aprenderem a tocar vão integrar a Orquestra Rabecônica do Brasil”, destacou o mestre fandangueiro, Aorélio Domingues.
As oficinas são gratuitas e tem a realização da Associação de Cultura Popular Mandicuera; UFPR; UFPR Litoral e Escola de Educação Popular Mandicuera.
Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (41) 98450-0170.