No dia 21 de junho, pescadores de Pontal do Paraná conseguiram oito toneladas de tainhas em um lanço nos balneários da região litorânea. O trabalho conjunto facilita a retirada do peixe da água para a areia da praia e, assim, continuar o trabalho de separação e distribuição do pescado.
Vale salientar que é época da tainha e os caiçaras aproveitam a temporada, sendo que a cada lanço eles puxam toneladas do peixe. É o período em que os municípios organizam eventos gastronômicos, tendo a tainha como prato principal, e preparada de várias formas, para atender a população.
“No acampamento de pesca João Rosa, do balneário Pontal do Sul, foram pescadas cerca de 3 toneladas de tainha. No balneário Barrancos, os pescadores Nilson e Fico e sua equipe pescaram cerca de 5 toneladas de tainha”, destacou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pontal do Paraná.
Os caiçaras, que são os pescadores de Pontal do Paraná, pescam artesanalmente como seus ancestrais, usando uma modalidade chamada de “lanço”, onde são utilizadas canoas sem motor, a base de remo. Quando querem pescar colocam suas redes em círculos na água rasa, de modo que a cada um cabe determinado pedaço da rede, neste momento outros pescadores se juntam aos amigos e até os turistas que estão na areia ajudam a puxar a rede. “Vão então uns poucos no centro da roda e batem na água. Se algum peixe quer fugir para o fundo, fica preso na rede. Aquele que apanha muito peixe reparte com os outros que pescam pouco. Quem ajuda a puxar a rede recebe um peixe como parte de pagamento. Um momento único para quem não conhece a tradição, que encanta os turistas”, contou a prefeitura.
É uma festa para os pescadores do litoral do Paraná quando puxam o lanço e começam a aparecer as tainhas. Logo são colocadas na areia para a distribuição e destinação do pescado. Em determinados casos é a única fonte de renda de famílias litorâneas, que vivem da pesca.
“O lanço da tainha, acontece em Pontal do Sul durante o mês de maio, junho e julho, onde os pescadores ficam acampados, tudo para não perder qualquer possibilidade de soltar o lanço assim que são avisados pelos espias, uma tradição do nosso povo caiçara que é passada de geração para geração. A tainha quando defumada é o ingrediente principal do nosso prato típico, a famosa cambira, e pelo 3.º ano consecutivo a Prefeitura de Pontal do Paraná realiza o festival de gastronomia caiçara exaltando a Cambira. Que nos proporcionou o título de Capital Estadual da Cambira”, destacou o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná