Essa semana foi de notícias importantes para os portos paranaenses. Começando pelo recorde do mês de maio de 2023, como o melhor maio da história na movimentação portuária paranaense. Foram 6.125.887 toneladas de cargas operadas nos portos de Paranaguá e Antonina, alcançando volume recorde somando produtos de importação e, principalmente, exportação. O resultado alcançado foi puxado principalmente pelas exportações, que cresceram 29% no mês, na comparação de 2023 e 2022. O que coloca os portos do Paraná em destaque no setor.
Outra notícia importante divulgada nesta semana, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram as ações ambientais realizadas pela Portos do Paraná em parceria com escolas, como o Projeto Compostar para Cultivar, com duas novas composteiras em escolas da Ilha do Mel neste ano, além de projetos de reciclagem e mutirões de limpeza. No último fim de semana, o mutirão foi realizado em Antonina e resultou em cerca de 2,5 toneladas de resíduos recolhidos e destinados para associações de reciclagem. Ações que aproximam a empresa pública da comunidade, reforçando sua responsabilidade socioambiental.
Assunto que já foi ressaltado na semana passada, quando o Porto de Paranaguá se tornou o primeiro porto público brasileiro a conquistar o certificado internacional Ecoports, a mais importante certificação do mundo voltada para gestão ambiental portuária. Resultado de um trabalho conjunto que torna o porto ainda mais competitivo no mercado.
Esses marcos na atividade portuária local mostram que há um crescimento notório evidenciado nos últimos anos que a coloca em destaque no Brasil e no mundo, tanto em termos de movimentação de cargas quanto de responsabilidade ambiental.