Na terça-feira, 16, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) anunciou que moradores do litoral, bem como de Curitiba e de interior, no que tange aos 73 municípios alcançados pelas 30 comarcas onde a DPE-PR atua, podem receber seu primeiro atendimento por parte do órgão de forma online, assim como acompanhamento de demandas. A medida ocorre através da plataforma “Luna”. Segundo a Defensoria, a medida ocorre desde janeiro na região, bem como na capital e em São José dos Pinhais, entretanto, agora ela foi ampliada para mais municípios, sendo que o atendimento presencial prossegue ocorrendo normalmente.
De acordo com a DPE-PR, a plataforma concentra informações sobre demandas dos cidadãos. “Desde janeiro, apenas a população de Curitiba, São José do Pinhais e do Litoral contavam com a possibilidade de fazer o atendimento remoto por esse sistema, que além de realizar o primeiro atendimento, também permite que usuários(as) façam o acompanhamento online. O atendimento presencial continua acontecendo sempre que a pessoa o desejar, ou seja, ela pode comparecer pessoalmente à sede central da instituição, no centro de Curitiba, ou às sedes da Defensoria espalhadas pelo litoral, região metropolitana e interior do estado, para conversar pessoalmente com as equipes e buscar o primeiro atendimento. No entanto, quem desejar fazer o atendimento online pode fazê-lo em um sistema que é o mesmo para todo o estado, e que concentra todas as informações em um só lugar”, acrescenta a assessoria.
“A ampliação da plataforma Luna para todas as regiões onde está a Defensoria era uma necessidade que estávamos planejando concretizar. Como funcionou muito bem na região de Curitiba e no Litoral, a ampliação aconteceu naturalmente para atender à demanda da população que mais precisa”, ressalta o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, defensor público Matheus Munhoz.
Mais de 3,4 mil atendimentos feitos em 2023
“Entre os dias 9 de janeiro e 15 de maio deste ano, a plataforma Luna realizou 3.440 atendimentos online”, detalha a Defensoria Pública. Com a ampliação, a tendência é que esses atendimentos aumentem ainda mais. “A plataforma Luna é um instrumento da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE-PR , e representa a consolidação da ampliação dos serviços da instituição, que começou com a criação da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC)”, informa a assessoria.
Segundo a DPE-PR, através da plataforma, o cidadão pode receber o primeiro atendimento, denominado de fase inicial do serviço, onde há o primeiro contato entre usuário(a) e equipes da Defensoria. “É neste momento que a pessoa realiza um cadastro, declara a sua renda, entrega seus documentos pessoais, como RG e CPF, e marca, então, outra data para conversar com o setor especializado que atenderá seu caso – por exemplo, se o caso envolver divórcio, será marcado um atendimento na Área de Família. Quem preferir pode continuar a fazer esse primeiro atendimento presencialmente”, complementa a assessoria.
“É importante lembrar que fazer o primeiro atendimento online é muito mais ágil, facilita para o usuário ou usuária, principalmente porque dali ele ou ela já sai com o agendamento no setor feito”, destaca Munhoz. A Defensoria reforça que em caso de necessidade, ao verificar o cadastro do novo usuário ou usuária, a equipe da CRC liga para a pessoa para preencher possíveis lacunas nas informações repassadas pelo cidadão.
Como acessar a Luna
De acordo com a Defensoria Pública, para acessar a plataforma Luna, “a pessoa pode acessar o site da Defensoria e clicar em um ícone em formato de calendário que aparece no lado direito da tela”, detalha. “Ao clicar no ícone, a pessoa é direcionada para uma página que pergunta a ela se ela deseja realizar atendimento pessoal ou remoto. Caso ela escolha o online, seja direcionada para a plataforma Luna. Já na tela inicial, ela pode consultar um manual sobre como fazer esse atendimento online, caso seja a primeira vez que faz esse tipo de atendimento”, finaliza a DPE-PR.
Com informações da DPE-PR