Paranaguá neste ano mais uma vez é sede da Copa Mundo do Futsal Sub-21 Masculino, evento de grande proporção que reúne 15 delegações de 10 países. Com isso, a cidade está movimentada, com hotéis e restaurantes atendendo as equipes que vem de fora e também os visitantes que acompanham os jogos.
A competição está reunindo milhares de pessoas na Arena Albertina Salmon desde o início do evento, na segunda-feira, 15, quando foi realizado o jogo de estreia com a presença do ídolo Falcão. Somente no primeiro dia, mais de 4500 pessoas fizeram parte do público. A entrada mediante 1kg de ração no jogo de abertura e 1kg de alimento não perecível nas demais datas mostra que há como aliar grandes eventos à área social.
Paranaguá tem ONGs que há anos realizam resgates de animais que sofrem maus-tratos, mas que possuem dificuldades em manter o trabalho diante do alto custo com alimentação e tratamento destes animais. Para isso, contam com apoio da comunidade local. Da mesma forma, as entidades sociais do município realizam campanhas e eventos durante todo o ano, assim como comunicam nas redes sociais o que mais carecem de doação, para que a população estenda a mão e colabore.
Sabe-se que há várias formas de ajudar as iniciativas sociais em Paranaguá e a ideia de substituir a venda do ingresso nesses eventos por doações é uma forma de potencializar esses projetos e motivar ainda mais a população a participar. Portanto, a Copa Mundo do Futsal tem mostrado relevância na movimentação turística, algo que precisa ser sempre incentivado em Paranaguá, e também na área social. Que a competição sirva de exemplo para revelar o potencial da cidade no turismo, impulsionando todo o setor, e ressaltar a importância de auxiliar os projetos.