O Corpo de Bombeiros informou em nota oficial divulgada na tarde de quarta-feira, 26, que as equipes continuam atuando no atendimento à ocorrência referente ao vazamento de produto perigoso (nafta), ocorrido no dia 9 de abril, no ramal de importação do duto de combustível líquido da empresa Terin, no bairro Rocio, em Paranaguá. Este duto possui aproximadamente 1.800 metros de extensão.
Na manhã de quarta-feira, 26, às 10h, foi realizada mais uma reunião no gabinete de crise montado no cenário da ocorrência. “A reunião foi realizada com representantes de vários órgãos e empresas envolvidos durante o atendimento, tendo como objetivo principal as tratativas no intuito do retorno das famílias para suas residências, o que deve ocorrer nos próximos dias, juntamente com a liberação das vias de acesso”, informou a comunicação do Corpo de Bombeiros.
São pessoas diretamente afetadas que aguardam as análises químicas que devem avaliar o nível de contaminação na região e se é seguro permanecer no local.
Segundo a nota oficial, além disso equipes do Corpo de Bombeiros continuam acompanhando a ocorrência de maneira preventiva, mantendo os monitoramentos e aferições em bueiros e em locais específicos na região.
A corporação informou que as operações marítimas prosseguem com o funcionamento normal, sendo que o acesso de veículos terrestres aos píeres púbico e privado permanecem com acesso restrito e monitorado.
“O Corpo de Bombeiros Militar agradece o apoio incondicional de todas as empresas e instituições públicas envolvidas”, agradeceu o 8.º GB.
A Portos do Paraná informa em seu último comunicado sobre a ocorrência, que as ações de controle estão sendo coordenadas pela Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Terin e pelo Plano de Ajuda Mútuo (PAM), da Portos do Paraná. A autoridade portuária informa que todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento a ocorrência seguem disponibilizados pela empresa pública e por outros terminais que operam na região.
Com informações do Corpo de Bombeiros do Litoral