A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), através da Câmara Setorial do Comércio Varejista, promove na quarta-feira, 15, uma ação de consultas gratuitas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
O evento acontece na sede da Aciap, localizada na Rua Rodrigues Alves, 621 – Centro Histórico de Paranaguá, onde os consumidores que tiverem interesse em fazer a consulta ao SPC devem comparecer portando seus documentos pessoais. O atendimento será das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
CONSULTA AO SPC
O objetivo é comemorar o Dia do Consumidor e oferecer a opção de consultar seu nome e negociar diretamente com a loja o débito pendente.
Além da consulta gratuita ao SPC o consumidor poderá quitar seus débitos junto aos comércios associados da Aciap. O Ouvidor Geral da Aciap, Rhenne Hamud, explica que o consumidor poderá regularizar seu débito negociando com o lojista. “O consumidor vai poder negociar diretamente com o lojista. A Aciap não consegue obrigar as partes a chegarem a um acordo, nem cobrar por seu associado, mas pode incentivar a melhora no ambiente de consumo, com ações como esta”, explicou. A intenção é que se o consumidor tiver um débito junto a um comerciante associado da Aciap possa fazer a quitação e liberar seu crédito novamente.
De acordo com Rhenne, essa ação será específica para que o consumidor possa consultar gratuitamente sua situação no SPC. “A consulta abrange os registros SPC Brasil. A consulta do Serasa, Protesto e Cheques não fazem parte dessa ação, caso em que deverá o consumidor buscar os canais adequados para essa consulta”, contou.
PROCON MUNICIPAL
A ação faz parte das comemorações ao Dia do Consumidor, que também envolveu a realização de uma pesquisa junto ao Procon Municipal, para saber quais são as piores práticas no mercado de consumidor local.
“Num universo de cerca de 1.500 reclamações, as campeãs guardam relação com cobranças bancárias, diretamente em conta, como seguros e outros serviços não contratados e, de acordo com o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, isso ocorre devido à falta do dever de informar o consumidor”, relatou Rhenne. “Pudemos observar que no ano de 2022 o consumidor parnanguara sofreu práticas abusivas notadamente praticadas por bancos e operadoras de telefonia, completou.
Rhenne lembrou também das reclamações de clientes, além de falhas na prestação de serviços. “As reclamações de produtos com defeitos, que existem em pequeníssimas quantidades, vêm somente após as “contratações” não realizadas, praticadas pelos bancos e falhas de prestação de serviço das gigantes da telefonia (como a Oi, CLARO, Vivo e TIM), o que demonstra que o varejista local e o prestador de serviço local, principalmente os associados a essa entidade, esforçam-se em entregar aos seus clientes uma excelente experiência no momento da venda”, disse o Ouvidor Geral da Aciap.
ACIAP
A consulta é rápida e o consumidor deve estar com seus documentos pessoais. “A Aciap incentiva seus associados, através da promoção de cursos, palestras e treinamentos a melhorar o atendimento e a oferta de produtos e serviços no mercado de consumo local, com respeito às regionalidades e especificidades do nosso mercado”, contou Rhenne.
Para obter maiores informações entre em contato com a Aciap pelo telefone (41) 3038-8500 ou acesse www.aciap.com.br.