Atuar para que a sociedade seja mais justa e fraterna, com esperança e respeito ao próximo, é uma missão não somente difícil, mas também árdua, exercida há mais de 17 anos no Clube da Fraternidade Perseverança por sua presidente, Marinês Schiavini Marafon, sendo ela também diretora financeira do Centro de Ensino Infantil (CEI) Perseverança, duas entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Paranaguá junto a crianças, adultos e idosos. Marinês destaca a importância de que mulheres exerçam cada vez mais funções de liderança na sociedade, bem como salienta também sua atuação na Feira da Partilha, angariando recursos com transparência e esforço para que importantes projetos se tornem realidade.
“Sempre tive interesse em trabalhos sociais, independente da área. Iniciei no Clube da Fraternidade Perseverança em 2006, porque entendo que há muito a ser feito e juntamente com pessoas que também vejam a necessidade de ajudar os menos favorecidos e excluídos”, explica Marinês.
Outra atuação importante da presidente é na Feira da Partilha, realizada pela Receita Federal, evento classificado por ela como “realizador dos sonhos”. “Através da Feira da Partilha apresentamos os projetos de melhorias que desejamos junto à Receita Federal de Paranaguá que, com doações de mercadorias apreendidas e, juntamente com outras entidades filantrópicas do litoral, realiza este importante evento. Desta forma, concretizamos sonhos muitas vezes impossíveis de alcançar. O objetivo da feira é auxiliar essas entidades, tanto na manutenção como torná-las auto sustentáveis”, acrescenta.
CEI Perseverança e Clube da Fraternidade
Com relação à Creche Perseverança, que fica localizada na rua José Antônio Temporão, 169, no Centro Histórico de Paranaguá, a diretora afirma que a entidade contribuiu para a cidade de Paranaguá desde 1973, sempre com convênios firmados junto à Prefeitura Municipal, bem como recebendo doações de cidadãos e empresas do litoral. “O imóvel onde atua o C.E.I. Perseverança, foi totalmente construído com recursos oriundos da Feira da Partilha.
“Não realizamos nada sozinhos, somos uma equipe que dedica parte do tempo para melhoria da qualidade de ensino aos pequenos. O voluntariado é muito importante para uma mudança positiva na sociedade e com coragem para sonhar e lutar por um mundo melhor”, ressalta Marinês Marafon.
Clube da Fraternidade
Outro ponto é a atuação do Clube da Fraternidade Perseverança, que vai além da creche, atuando em diversas frentes em prol de iniciativas sociais, algo que inclui o Lar dos Idosos Perseverança, o Asilo São Vicente de Paulo, entre outras entidades no decorrer dos anos. “O Clube da Fraternidade também realizou projetos com estes recursos da Receita Federal, entre eles a construção da Lavanderia do Lar dos Idosos Perseverança em 2019, entrega de 80 cestas básicas ao mês em 2022 por um ano e ainda em 2022 doação de 3 mil fraldas mensalmente para o Asilo São Vicente de Paulo e Lar dos Idosos Perseverança pelo período de um ano. Em fevereiro de 2023 foi realizada mais uma Feira da Partilha, onde logo concretizaremos novos projetos”, detalha a presidente.
Mulher em cargos de liderança
Marinês salienta a importância da presença feminina em cargos de liderança e atuação nos mais diversos setores da sociedade, entre eles na filantropia. “A presença da mulher exercendo cargos de liderança na sociedade, fortalece ainda mais seus direitos, mostrando que a mulher tem conhecimento e capacidade para exercer estes cargos”, afirma.
“Neste dia 8 de março, o meu recado vai para todas as mulheres, que sempre com seu jeito simples e especial de ser, superam os desafios do dia a dia, sejam perseverantes e protagonistas de suas histórias. Feliz Dia das mulheres”, finaliza Marinês Schiavini Marafon.