Educação

Agentes de Apoio da Semedi iniciam curso sobre Educação Inclusiva

Profissionais participam da capacitação “A Escola aprendendo com as diferenças”

a1ajt5f

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá (Semedi), em parceria com a Secretaria Municipal de Inclusão, iniciaram um curso sobre inclusão voltado para os agentes de apoio que atuam nas escolas da cidade. A capacitação “A Escola aprendendo com as diferenças” teve início na segunda-feira, 9, e segue até o dia 31 de janeiro.

“Para investir em uma educação pública de qualidade, é importante investir também na formação da própria equipe que, fundamentalmente, acompanhará o desenvolvimento das ações na rotina escolar, o projeto de fortalecimento da Educação Inclusiva faz abertura das formações de 2023, com o curso”, divulgou a Semedi.

Os Agentes de Apoio iniciaram o curso com os multiplicadores e formadores da equipe da Secretaria Municipal de Inclusão, com o objetivo de abrir espaço para as dúvidas e os desafios encontrados em suas funções. 

Temas abordados

Durante os 17 dias de capacitação serão abordados conteúdos como “Primeiros Socorros’, “Inteligência Emocional”, “Suporte e apoio dos Centros Especializados: CMAE e CEMR-TEA”, “Bases neurofisiológicas do Autismo, TDAH, TOD, DI”, “Lei Brasileira da Inclusão”, entre outros temas que serão apresentados por profissionais especializados.

Neste primeiro encontro a Superintendente de Atendimento e Inclusão Irazilda Dalago e a Terapeuta Ocupacional Andressa March realizaram a preparação dos profissionais, visando a promoção da convivência escolar e social inclusiva e afetiva para todos na Rede Municipal de Ensino.

A Secretária de Educação, Tenile Xavier, fez a abertura do encontro e ressaltou a importância do trabalho dos agentes e a relevância da formação para aprofundar os conhecimentos.

hpjynabw
Alguns dos temas abordados são “Primeiros Socorros” e “Inteligência Emocional”
Foto: Divulgação/Semedi

“Esses profissionais têm conexão direta com o trabalho escolar, exercem uma função importante no atendimento educacional e inclusivo da nossa Rede de Ensino, a formação que está sendo aplicada irá sanar os questionamentos com profissionais especialistas da área, essa oportunidade irá ajudá-los nas suas atividades básicas do dia a dia escolar, fornecendo uma grande possibilidade para o desenvolvimento de todas as suas competências, assim, as crianças com deficiência poderão aproveitar de forma mais efetiva todo o seu potencial de atuação”, destacou Tenile.

Com informações da Semedi

Você também poderá gostar

Agentes de Apoio da Semedi iniciam curso sobre Educação Inclusiva

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Agentes de Apoio da Semedi iniciam curso sobre Educação InclusivaAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.