Editorial

Estratégias para a educação

A educação é, indiscutivelmente, um fator de transformação.

O processo de ensino-aprendizagem requer constante envolvimento de profissionais da educação, alunos e família, ou seja, trata-se de uma engrenagem que precisa ser continuamente alimentada por todos os elementos para que se tenha um resultado efetivo e benéfico para os estudantes.

A educação é, indiscutivelmente, um fator de transformação, desde que não sirva apenas como um modelo de transmissão de informações, mas que sirva verdadeiramente como um importante instrumento para despertar o pensamento e a criticidade entre o alvo principal do sistema educacional: o estudante.

No entanto, para que a escola se transforme em algo realmente eficaz e cumpra com seu papel na formação de uma sociedade mais igualitária e fraterna, faz-se necessário se lançar mão de novas estratégias pautadas no incentivo à busca constante de conhecimento, o lançar-se para a conquista da luz do saber. E isso acontece em muitas instituições de ensino, quando se percebe que educadores mergulham na arte de possibilitar o acesso ao saber e estimular o aprendizado por meio de diferentes e inovadores recursos.

São muitos os exemplos de professores que são dignos de reconhecimento no meio social, no entanto, esta edição da Folha do Litoral News destaca um deles, como se pode ver em matéria veiculada em que a Escola Municipal Castelo Branco, a partir de iniciativa de uma professora, está obtendo destaque na árdua tarefa atual de buscar a transformação por meio dos princípios educacionais.

A professora Edna Kaminski desenvolveu a atividade "Sussurrofone", a qual tem como objetivo fazer com que os alunos possam ouvir a si próprio por meio de um instrumento construído com o propósito de amplificar o som das vozes das próprias crianças e servir como uma forma de incentivo à leitura e consequente combate ao crescente número de analfabetismo funcional entre as pessoas.

Ouvir a própria voz é um importante passo para mudar. Ouvir-se dá a capacidade de vencer obstáculos como a timidez, o isolamento, a depressão e tantos outros males que afetam sobremaneira as pessoas na atualidade, males aos quais as crianças não estão isentas, muito pelo contrário.

Assim, aqui ficam os parabéns à ideia inovadora desta profissional da educação, bem como a toda a instituição, pois a causa foi abraçada, acreditou-se no poder de uma atividade como fonte de difundir a aprendizagem. Que isso sirva de inspiração a todas as outras instituições da cidade.    

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