Os moradores no litoral que desejam doar sangue podem agendar o atendimento na unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Paranaguá, pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Para doar, é preciso estar bem alimentado, hidratado, pesar acima de 52kg, estar descansado e levar documento com foto, além de usar máscara para adentrar o local.
O doador passa por uma triagem com médico antes de fazer a coleta de sangue. O chefe do Hemepar Paranaguá, Carlos Henrique Souza da Silva, afirmou que é importante que os interessados façam o agendamento e também, em caso de desistência, reagendem o horário.
“O Hemepar está aberto de segunda a sexta-feira, mas estamos com os agendamentos on-line agora. Estamos com os atendimentos pela manhã e apenas dois dias à tarde, por isso a importância de agendar. Aqueles que agendarem e tiverem algum imprevisto, podem reagendar também pelo site para que outra pessoa possa vir”, destacou Carlos.
Segundo ele, os estoques estão atendendo a demanda, mas ainda não atingem o objetivo. “Ainda precisamos melhorar um pouco. Precisamos de 400 coletas ao mês para manter a unidade e ainda não estamos chegando nisso. Precisamos de todos os tipos de sangue, mas o que a gente mais precisa é o O+ e O-, pois em uma emergência, quando não tem tempo para fazer a tipagem já é utilizado o O-”, disse Carlos.
Com a aproximação do fim do ano e a movimentação intensa de turistas no litoral, Carlos destacou que é preciso aumentar os estoques. “Infelizmente, nesta época, temos o aumento de acidentes e, consequentemente, a necessidade por hemocomponentes”, disse Carlos.
Adesão das empresas
A assistente social da UCT Paranaguá, responsável pela captação de doadores Nádia Cristina Tadra, disse que as empresas interessadas podem implantar uma campanha para doação de sangue. “O importante é que eles venham de forma permanente durante o ano. Precisamos de sangue todos os dias, todo dia tem um novo paciente e temos que ter esse estoque renovado para situações eletivas e emergências”, afirmou Nádia.
O interesse das empresas pelas campanhas, segundo ela, tem aumentado. “Inscrevemos novas empresas e tem aumentado o número de trabalhadores liberados para fazer a doação. Eu passo todos os critérios para as empresas, faço palestras se necessário, fazemos uma campanha com o nosso setor de informática e, no fim do ano, expede um certificado de parceiros da doação onde consta assinatura do secretário de saúde. É algo importante, de responsabilidade de todos. Às vezes o sangue pode ser para um desconhecido e, às vezes, pode ser pra gente mesmo”, lembrou Nádia.
Contato
Empresas, grupos de pessoas e prefeituras dos municípios da região do litoral que queiram se mobilizar para a doação de sangue devem entrar em contato com o Hemepar pelo telefone (41) 3420-6663 (WhatsApp) e (41) 3420-6660. Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres por três vezes. “Pontal do Paraná aderiu bem a doação de sangue, tem disponibilizado para toda última quarta-feira do mês o transporte para trazer os doadores e isso nos ajuda muito”, reforçou Carlos.