“A sociedade brasileira está demonstrando maturidade democrática, o que já era esperado pela Justiça Eleitoral. Cada eleitor vai à sua seção, vota em quem quiser, nos seus escolhidos, sem confusão e sem violência. Estamos profundamente satisfeitos com o andar das Eleições 2022”. Com esta declaração, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, resumiu o andamento das eleições no domingo, 2.
Em entrevista a jornalistas no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), Moraes informou que os mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar se dirigiram às urnas eletrônicas e exercendo esse direito com tranquilidade e segurança.
Moraes comunicou que a votação aconteceu em todo o país em clima de normalidade e que as ocorrências que vêm sendo divulgadas estão dentro do esperado, principalmente se considerarmos o tamanho do eleitorado do Brasil. “Está tudo de acordo com o que ocorre em todas as eleições, nada diferente”, disse.
Teste de Integridade das urnas
Na coletiva, o presidente do TSE destacou o Teste de Integridade realizado na data de hoje, em várias cidades, inclusive na versão com biometria, no projeto-piloto. Moraes citou que 1.019 eleitores se voluntariaram, até o meio da tarde, para participar dessa auditoria com biometria.
Ele informou que o resultado da votação será divulgado ainda neste domingo, inclusive da votação no exterior.
Votação em outros países
Sobre a divulgação de resultados em alguns países, o presidente do TSE explicou que qualquer pessoa pode somar os resultados dos Boletins de Urna (BUs), ferramenta disponível para dar ainda mais transparência ao processo eleitoral.
Lembrou, ainda, que o TSE disponibilizará os BUs na internet imediatamente após o fim da votação, às 17h, permitindo que todo cidadão possa acompanhar os resultados.
Sobre a ocorrência de filas em algumas seções, Moraes reforçou novamente que tal fato também estava dentro do esperado, uma vez que muitos eleitores concentram a votação no horário pré-almoço, entre 11h30 e 13h30.
“A votação no exterior também aconteceu de forma tranquila, com algumas filas em Lisboa e Paris, devido ao alto comparecimento”, disse.
Perguntando sobre a expectativa em relação ao índice de abstenção, Moraes citou que não há nenhum dado que demonstre que o índice será maior ou menor.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Fonte: TSE