No domingo, 18, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebeu romeiros das cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Rio Azul. Mais de 100 devotos saíram cedo de suas casas com destino a Paranaguá. Chegando ao santuário, eles participaram das missas das 9h e 11h presididas pelo padre Matheus Rocha e em seguida saíram em procissão pela Praça da Fé, localizada em frente à igreja.
“Foi uma alegria e é muito gratificante receber os romeiros em nosso santuário. Os romeiros que saem de suas casas, vem até este local sagrado para pedir a intercessão e a proteção da Mãe do Divino Orvalho, Nossa Senhora do Rocio”, exprimiu o padre Matheus Rocha.
A recepção das romarias no Santuário do Rocio acontece com o grupo de voluntários da Pastoral do Turismo, quando organizam um café da manhã para acolher os devotos que chegam ao templo sagrado e posteriormente seguir participando de uma programação especial ao longo do dia.
De acordo com o padre Matheus, há dois meses os romeiros de São José dos Pinhais receberam a imagem peregrina na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Guatupê, e no domingo, 18, houve o momento de levar a imagem novamente para o santuário. “Foi um grupo de mais ou menos 30 pessoas que vieram trazer a imagem peregrina juntamente com o padre Jônathan e participaram da missa das 11h. Então, ao todo foram três grupos no santuário, sendo de Curitiba, São José dos Pinhais e Rio Azul”, contou.
As romarias voltaram a acontecer desde março deste ano no Santuário do Rocio. Os agendamentos ocorrem na secretaria do Santuário, através do telefone: (41) 3423-2020. Os peregrinos participaram das missas das 9h e 11h, presididas pelo padre Matheus Rocha. Após a celebração, foi realizada uma procissão com o andor e o manto de Nossa Senhora do Rocio no entorno do templo religioso.
“Toda essa movimentação das romarias dá um pouco mais de vida ao santuário, ainda mais agora que está se aproximando da festa. Então, a gente fica muito feliz quando as romarias começam a visitar o santuário e já começam a falar que em novembro vão estar de volta celebrando conosco a grande festa”, observou o padre.
A programação especial do santuário nos dias de romaria começa geralmente a partir das 6h, os romeiros chegam a partir desse horário e é feita uma acolhida junto com algumas pastorais, no caso a Pastoral do Turismo, que é a responsável, mas também a Pastoral dos Guardiões de Nossa Senhora. Às 8h20 é rezado o terço com os romeiros, logo após acontece a missa das 9h e ao final da celebração tem a procissão com o grande manto de Nossa Senhora onde estão inscritos todos os membros da campanha Filhos da Senhora do Rocio. A procissão acontece ao redor da Praça da Fé finalizando em frente a gruta, onde os peregrinos recebem a bênção.
Com a aproximação da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2022, há a expectativa de que até novembro o santuário receba várias romarias de diversos lugares do Brasil.