A Secretaria da Pesca e da Agricultura está realizando trabalhos a fim de fomentar a agricultura orgânica no município. É realizada pela secretaria uma reunião a cada mês. A transição para a agricultura orgânica começou no mês de março, com reuniões de produtores no Município de Quatro Barras, do grupo de Produtores Orgânicos da Graciosa que fazem parte da certificadora Rede de Agroecologia Ecovida.
Na primeira visita estiveram presentes, o secretário da Pesca e da Agricultura, Cidalgo José Chinasso Filho, o técnico agrícola Dagoberto da Silva, e os agricultores Gilmar Miranda, Nelizia Miranda, Andrea Cordeiro Miranda e Felipe Albuquerque Amorim.
Atualmente, estão em processo de transição para a agricultura orgânica, três propriedades: Recanto Miranda dos proprietários Gilmar Miranda, Nelízia Miranda e Maria Aparecida Henrique, no bairro Limeira, Sítio Miranda dos proprietários Célio Miranda e Andrea Cordeiro Miranda, no bairro Zuada, e Sítio da Laka dos proprietários Felipe Albuquerque Amorim, Larissa Kerolayn Real Bernardi Amorim, Alexandre Silveira e Keterin Cristina Will Silveira, no bairro Colônia Rio do Saco.
Na segunda-feira, 11, o grupo Orgânico da Graciosa esteve nas propriedades dos produtores do Município de Guaratuba, a fim de realizar o olhar extenso nas propriedades dos agricultores que estão fazendo parte da transição. Na ocasião foi realizada a assinatura do convênio da Associação dos Produtores Rurais da Localidade da Limeira – APRULLI juntamente com a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras – COAG QB. Também houve a assinatura da inclusão dos produtores do município no grupo Orgânico Graciosa, dessa forma, estes produtores também farão parte da certificadora Rede de Agroecologia Ecovida.
Em 2023, o município terá produtores rurais com certificado de produtos orgânicos, e estes produtores estarão aptos a certificar novos produtores no município visando o crescimento da agricultura orgânica.
Confira as fotos:
Fonte: Prefeitura de Guaratuba