A Escola de Samba Acadêmicos do Litoral Paranaense é a mais antiga em atividade em Paranaguá. Fundada em 1973, sediada na Vila Cruzeiro, nunca deixou de desfilar no Carnaval de Paranaguá.
A agremiação tem como característica abordar temas históricos, e neste ano não será diferente. O enredo é a Estrada da Graciosa, a qual é a primeira pavimentada no Paraná.
Ala das baianas do acadêmicos é uma das mais tradicionas de Paranaguá
De acordo com o presidente Adriano Lourenço, a ideia é mostrar as lendas e histórias que envolvem o local. Para isso tudo vem sendo cuidadosamente trabalhado com uma equipe empenhada que se reveza 24 horas por dia no barracão da escola.
Terceira colocada em 2019, a verde e rosa parnanguara, da saudosa dona Milene, vem neste ano pensando unicamente no título. O quesito mestre-sala e porta-bandeira será defendido pelo casal Julio Cesar e Adriana Costa, o qual já tem tradição em notas 10. O mestre de bateria é o experiente João Feliciano que acumula mais de duas décadas de atividades no Carnaval de Paranaguá.
“Através dos ensaios e com a força da comunidade, a Verde e Rosa mostra que vem forte para o Carnaval 2020. Nosso desfile está chegando, e o trabalho na quadra não para. Estamos aceitando ajuda em nosso barracão. Basta chegar e informar que deseja ajudar. Traga sua tesoura e venha construir um lindo desfile com a gente. Nossas fantasias são 100% feitas em nossos barracões”, destaca o presidente Adriano Lourenço.
Um dos destaques da escola é Manoela Gigriola, que está vindo de São José dos Pinhais, e estará no carro abre-alas. “Manoela esteve conhecendo o barracão de fantasias da escola de samba e adorou o que viu”, ressalta o presidente.
A rainha da bateria é Joana Souza. Sempre presente nos ensaios, ela foi escolhida pela comunidade e já foi oficializada em noite de ensaio na Vila Cruzeiro. A escola vai desfilar com 300 componentes, 10 alas e terá três carros alegóricos.
Bateria do mestre Feliciano ensaia todas as noites
Escola tem muitos títulos no carnaval de Paranaguá
Confira a letra do samba
Vou de carona com a academia
nessa estrada vai passar a mais querida
em tuas curvas, oh Graciosa,
linda viagem que embala a Verde e Rosa
Um portal emoldurando essa história
trajetória que o tempo marcou
trilha feita pelos índios
por onde o jesuíta caminhou
tropeiros contemplaram essa beleza sem igual
a nobre passagem do imperador
rumo à grande capital
a primeira pavimentada
virou rodovia
ao longo de sua jornada
conduz o progresso a cada dia
Nesse vai e vem viajar eu vou
do passado ao futuro transporta o amor
tanta beleza pra se admirar
um lindo retrato pra eternizar
Policial rodoviário estou passando
fique tranquilo que não vou acelerar
quero curtir a paisagem
na mata respirar o puro ar
hortênsias enfeitam o caminho
florindo o destino
repleto de luz
brilha na eternidade
a sambista de verdade
dona Milene, o meu coração é só saudade.
Adriano Lourenço, presidente da escola, neto da dona Milene. Assume com amor a herança carnavalesca