A Cacileste Mulher (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná) supervisiona e orienta os municípios que têm atividades voltadas para a mulher empreendedora. A presidente, Suelen Mota Tavares de Bona, esteve em visita a Paranaguá, na quarta-feira, 6, para conhecer de perto o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). Ela foi recepcionada na Folha do Litoral News pela presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala.
Participaram da visita o consultor Laertes Wille, o ouvidor geral da Aciap, Rhenne Hamud Hamud, a relações públicas da Aciap, Regina Lucia Correa, e o diretor administrativo da Folha do Litoral News, Luiz Carlos Alves Bonzatto.
Atualmente, a Cacileste orienta os municípios que possuem o Conselho da Mulher, os quais difundem o associativismo feminino e dá suporte para empreendedoras, valorizando a mulher como empresária e dona do seu próprio negócio.
A presidente da Cacileste Mulher, Suelen Mota Tavares de Bona, contou que atualmente são 13 Conselhos da Mulher abertos na região.
“Podemos pensar, por que precisamos empoderar as mulheres e criar conselhos se somos todos iguais? Mas, devido a nossa história de machismo, da mulher não poder trabalhar, não poder estudar, isso tudo está enraizado na nossa cultura. Quando fui para o mercado comecei a ver a insegurança das mulheres empreendedoras que não conseguiam coisas básicas para as empresas por acharem não ser possível. Entrei no associativismo e vi uma forma de ajudar essas mulheres”, disse Suelen.
Lideranças femininas
Dessa forma, um dos objetivos dos conselhos é promover a união entre as empreendedoras. Segundo Suelen, há mais de 20 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, ocupando o 38.º lugar no ranking de lideranças femininas. “A nossa mão de obra é mais qualificada, estuda mais, vive mais e ainda não consegue se colocar em cargos nas universidades. A baixa ambição e a autoestima são um desafio a ser superado e é isso que trabalhamos nos conselhos, queremos atrair essas mulheres para desenvolver lideranças”, afirmou Suelen.
Os conselhos formados por mulheres empresárias dentro do associativismo geram capacitações para a formação de novas líderes, sensibilizam mulheres sobre a importância de assumir compromissos em organizações, identificam lideranças femininas para compor diretorias das entidades, assim como mobilizam novas associadas.
“Existem alguns preconceitos que acham que o conselho da mulher é uma reunião para fazer café e por as fofocas em dia. Ou algumas mulheres acham que é um grupo elitizado, só de grandes empresárias e não é isso. Queremos quebrar esses paradigmas, se a mulher é empreendedora, desde o MEI até empresas maiores, está dentro do Conselho. Nosso foco é desenvolver a liderança, fortalecer a mulher no seu lado pessoal também, e consolidar a imagem da mulher empresária na sociedade civil”, salientou Suelen.
A presidente da Cacileste conclui deixando uma mensagem às empreendedoras. “Faça o que você nasceu para fazer. Você só precisa de autoconfiança e posicionamento”, ressaltou Suelen.
Conselho da Mulher em Paranaguá
A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, afirmou que o objetivo é atuar como instrumento para que as lideranças femininas apontem suas dificuldades e proponham alternativas positivas para a comunidade empresarial.
“O Conselho da Mulher Executiva da Aciap atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada”, explicou Jacqueline.