A nova pintura da passarela que liga a Ilha dos Valadares à área central de Paranaguá se tornou assunto entre os moradores locais. Com traços coloridos, desenhos de caranguejos e arte urbana, a intervenção foi aprovada por quem vive há décadas na região e até por quem chegou recentemente.
O projeto Andada, que realizou a pintura da passarela da Ilha dos Valadares contou com apelo comunitário e foi pintada em um mutirão que buscou envolver a população na preservação da cultura tradicional.

A revitalização, realizada durante o feriado do Dia do Trabalho, transformou o espaço e gerou elogios entusiasmados da comunidade. Osvaldir Machado, morador da ilha há 36 anos, enalteceu a transformação visual e estrutural da passarela. “Desde que moro aqui, com sete anos, até hoje com 52, não tinha nada. Essa passarela pintada agora está 100%. Aquela passarela de antes, com buracos, agora está com mais vida. Do jeito que estava antes, agora está 100% melhor”, declarou. Ele também destacou que acompanhou a pintura de perto e chegou a elogiar os trabalhadores durante a intervenção artística.

Para dona Odila Pedro dos Santos Luiz, que vive na ilha há quase três décadas, a nova pintura também representa mais do que estética. “Colorido, bonito, chama atenção. Deu mais vida”, resumiu. A aposentada lembra das melhorias ao longo dos anos, desde pequenos trechos reformados até a construção da ponte maior, e acredita que a novidade facilita a rotina de quem precisa transitar a pé pela região. “Pra nós, que dependemos da passarela para andar a pé por aqui, pra lá e pra cá, é uma beleza”, completou.

A ideia da pintura deu nova vida à cidade. Um trabalho inédito no Brasil, pelo tamanho, já que são mais de 1.500 metros quadrados de produção artística.

A moradora Suzana dos Santos também aprovou. Com 23 anos de vivência na ilha, ela se emocionou ao falar sobre a intervenção. “Muito linda, maravilhosa. Queria até participar, mas tive problemas de saúde. Melhorou o ar aqui, o colorido, tudo. Tá lindo demais”, afirmou com entusiasmo.

Mesmo quem mora há pouco tempo já reconhece o impacto positivo. João Vitor Gonçalves Iunklaus, há dois anos na comunidade, vê na pintura uma oportunidade turística. “Acho que é um atrativo a mais. Vai chamar a atenção de quem vem de fora e pode ajudar até os comércios locais e os pescadores com mais movimento. Tá aprovado, com certeza”.
A revitalização da passarela da Ilha dos Valadares se tornou mais do que uma simples melhoria urbana: virou um símbolo de identidade local, e um novo e colorido cartão-postal da cidade.


A idealização e realização é do Paranaguá Mais Cores, assim como da Crabe, Mucha Tinta e Bernardo Bravo Idealização, entre outros parceiros, com apoio do Governo do Estado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), com incentivo da ODS da ONU, patrocínio da Copel e apoio da Prefeitura de Paranaguá.