Na quarta-feira, 28, iniciou o XI Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus Paranaguá. Este seminário envolve os alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Unespar e tem como objetivo debater, valorizar e preparar os futuros professores para os atuais acontecimentos que ocorrem nas salas de aulas.
- Lar dos Idosos Perseverança realiza terceira edição do “Sabadou com Feijoada”
- Com investimento de R$ 40 milhões, Paraná terá planetário mais moderno da América Latina
“Este é o momento em que nos reunimos e debatemos sobre inclusão de pessoas com deficiência, demonstrar para os novos licenciados e para os professores que vem de fora da universidade, o que há de novo no campo da educação, das metodologias para serem abordadas com os alunos dentro de sala de aula”, destacou a professora do colegiado de pedagogia da Unespar e coordenadora do mestrado em educação inclusiva, Roseneide Batista.
De acordo com a professora, eventos como esse devem acontecer dentro das universidades para que seja promovido a construção de novos valores sociais e individuais. Na história, essas pessoas eram consideradas excluídas da sociedade, eram considerados inferiores aos outros e por vezes, essas pessoas não tinham acesso a atividades que fariam com que as mesmas pudessem se desenvolver.
Agora em sua 11.ª edição, o seminário propõe uma reflexão acerca do tema, como forma de estimular debates sobre o tema tanto na teoria como na prática, mostrando a todos que a escola deve valorizar a diversidade em todas as suas formas.
“Este seminário é parte de um projeto maior, faz parte da política de inclusão da Unespar, que prevê a formação acadêmica e da sociedade também. Além disso, convidamos os profissionais de educação para que possam participar dos ciclos de palestras, teremos também de forma on-line. Este é o momento de nos unirmos para uma educação mais justa, mais inclusiva para todos”, enfatizou Roseneide Batista.
Para iniciar o projeto, os acadêmicos do curso de pedagogia realizaram a Feira da Inclusão, com o objetivo de expor as novas técnicas e metodologias de aprendizagem para pessoas com deficiência.
“Uma feira como essa é de extrema importância, não somente para o curso de pedagogia, mas para mostrar aos novos estudantes e aos profissionais da área, o que há de novo em termos de inclusão e ensino. Assim, conseguimos preparar melhor o profissional para as situações do dia a dia”, salientou a estudante do 4º ano de pedagogia, Suelem Gonçalves.
O projeto iniciou nesta quarta-feira, 28, e segue até 30 de agosto com uma vasta programação.
Programação do XI SEUDI
29/08 – quinta-feira
Horário: 14:00 às 15:30
- Aula inaugural: Segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva – PARFOR Equidade
- Local: Auditório Manoel Viana
- Palestra: Inclusão na sala de aula: o Desenho Universal para a aprendizagem como possibilidade – Profa Dra: Geisa Letícia Kempfer Bock
- Horário: 15:45 às 17:00
- Oficina Temática
- Tema: DUA na sala de aula – Profa Dra: Geisa Letícia Kempfer Bock
30/08 – sexta-feira
Período Diurno e Noturno
Diurno Virtual: 14:00 às 17:00
Noturno Virtual: 19:00 às 22:00
Palestras-Oficinas:
DIURNO VIRTUAL – Horário:14:00 às 15:20
- Práticas colaborativas entre AEE e professor regente – rompendo práticas de reforço escolar na sala de AEE – Profa Ma Mariliz Cristiane Rosalin
Horário: 15:20 às 16:30
- Planejamento Colaborativo e ensino para alunos com deficiência intelectual: uma perspectiva prática – Prof Ma Adriana Ligia
Discussão – Horário: 16:30 às 17:00
- Mediadoras: Profa Dra Roseneide Maria Batista Cirino – Profa Dra Elizabeth R S de Farias
Palestras-Oficinas:
NOTURNO VIRTUAL – Horário: 19:00 às 20:00
- Ensino Colaborativo na prática vivenciando experiências – Profa Ma Adriana Inocência Gonçalves
Horário: 20:00 às 21:00
- Inclusão da criança com TEA na Educação Infantil: caminhos viáveis para a consolidação de práticas inclusivas – Profa Ma Andréia Karine Ramos
Discussão: 21:00 às 21:30
- Mediadoras: Profa Dra Daniella Marafon – Profa Dra Roseneide Maria Batista Cirino