conecte-se conosco

Paranaguá 376 anos

Fábrica de Polvilho é marca de tradição, legado, paixão pelo empreendedorismo

Sérgio dos Santos, fundador da Toque Especial, é exemplo da paixão por empreender.

Publicado

em

“Meu pai se mudou para Paranaguá em 2008 e gostou muito da cidade e foi aqui que o sonho dele de abrir uma fábrica de biscoitos iniciou”, destacou Deivid Rossotti, filho de Sérgio e atual proprietário da Toque Especial / Foto: Arquivo Toque Especial

Sonhos acompanham todas as pessoas desde a infância até o dia em que, com muito trabalho e persistência, é possível alcançar aquele desejo; por isso, mais do que conhecer, contar essas histórias se torna emocionante, pois é vendo o exemplo de outras pessoas, que muitas vezes é possível que outras se inspirem e tornem a fazer o que sempre quiseram se tornar realidade.

Hoje, a história registrada é da empresa Toque Especial, fundada por Sérgio Antônio dos Santos, que sempre teve em seu sangue a vontade de empreender e deixar o seu legado para a família, assim como, contribuir para o desenvolvimento local.

“Essa empresa é o sonho do meu pai e ele sempre teve essa vontade de empreender e jamais desistiu dos seus sonhos. Ele era muito resiliente, nunca desistiu dos sonhos e de montar seu próprio negócio”, destaca Deivid Rossotti, filho de Sérgio e atual proprietário da Toque Especial.

Conheça também a história: Mendonuto Food’s traz em seu DNA história, tradição e união familiar

O pai de Deivid morou em diversas localidades e nas cidades onde morou, sempre abriu seu próprio negócio, porém, enfrentando algumas dificuldades, mas jamais desistindo do seu propósito. De todas as cidades em que Sérgio Antônio morou, a que mais gostou foi Paranaguá, cidade esta que visitou em setembro de 2007 juntamente com sua esposa e se encantou pelas belezas da cidade e o potencial que a mesma tinha para então instituir a sede de seu próprio negócio.

“Meu pai se mudou para Paranaguá em 2008 e gostou muito da cidade e foi aqui que o sonho dele de abrir uma fábrica de biscoitos iniciou. Então todos viemos de uma cidade do interior do Paraná, chamada Primeiro de Maio, que fica próximo de Londrina, para o litoral do estado”, contou Deivid Rossotti.

De acordo com Deivid, na cidade de Primeiro de Maio, Sérgio tinha uma padaria, entretanto, esse estabelecimento precisava de dedicação todos os dias da semana, fazendo trabalhar de domingo a domingo sem descanso e tudo que Sérgio gostaria era de aproveitar mais o tempo com a família. Ao se mudarem para a cidade de Paranaguá no ano de 2008, percebeu que a cidade teria grande potencial para montar aqui a sua fábrica de polvilho e o sonho começou.

Início da Fábrica de Polvilho 

Ao iniciar os trabalhos da fábrica de polvilho, por boa parte do tempo, os biscoitos eram produzidos manualmente, o que limitava o trabalho, mas de acordo com Deivid, seu pai, Sérgio nunca deixou de acreditar que seu polvilho poderia deixar a vida das pessoas mais saborosa e da capacidade do seu negócio crescer. Além disso, a receita utilizada em seus produtos é de família, resgatando a tradição onde a mesma se mantém até os dias atuais.

“Nos primeiros anos da empresa, meus pais não passaram dificuldades, entretanto no ano de 2010, a empresa estava com algumas dívidas e meu pai pensou em desistir do negócio. Mas meu pai era sempre muito calmo, pensava muito, para poder tomar a decisão correta”, destacou, Deivid Rossoti, proprietário da Toque Especial.

Por mais que alguns dias fossem complicados, que as dívidas estavam batendo à porta, Sr. Sérgio jamais desistia. Ao acordar na manhã seguinte, já encontrava as forças que precisava para continuar com seu sonho. No ano de 2010 Deivid assumiu a empresa, trabalhando junto com seu pai.

“Aqui começamos a crescer cada vez mais. Claro que ainda não chegamos onde queríamos, mas aos poucos estamos crescendo a cada dia”, declarou Deivid Rossotti / Foto: Arquivo Toque Especial.

“Em 2012, por alguns problemas, a nossa fábrica ficava na Avenida Roque Vernalha, pegou fogo, ou seja, tivemos que iniciar do zero os nossos trabalhos. Por mais que tivemos esse problema, jamais desistimos e foi nesse ano que tivemos o primeiro investimento em equipamentos. Neste ano, precisamos dar uma pausa e em 2013 voltamos a produzir”, salientou o proprietário.

Foi em 2019 que a família decidiu mudar a sua fábrica para um local maior, localizado no bairro Ouro Fino, e foi neste momento que tudo recomeçou. A produção aumentou, e foi nesta época que a fabricação manual dos biscoitos cessou, para dar espaço às máquinas.

Neste mesmo ano, Sr. Sérgio Antônio descobriu um câncer e enquanto estava em tratamento, sempre gostava de saber como estava a fábrica. Infelizmente no início do ano de 2024, o proprietário da Toque Especial, Sr. Sérgio faleceu, mas deixou o legado de sua vida, seus sonhos e projetos, seu amor pelo empreendedorismo e também seu carinho por Paranaguá nas mãos de seu filho Deivid e sua esposa Areta, a Toque Especial.

“Hoje carrego, juntamente com minha mãe e esposa, o legado do meu pai. Eu posso ter ajudado a construir, mas tudo, quem fez a história, foi ele e somos gratos a ele todos os dias por ter sido essa pessoa que nunca desistiu, que sempre correu atrás dos seus sonhos, mesmo em meio as dificuldades”, destacou Deivid Rossotti.

“Buscamos sempre trazer referências do litoral em nossos produtos, tanto que temos o ‘bagritos’, que é o nosso salgadinho de bacon”, ressaltou o proprietário da Toque Especial, Deivid Rossotti.

O significado de Toque Especial e seus produtos

De acordo com Deivid, o nome da empresa surgiu de sua mãe, que ao ver o nome de uma loja de roupas, gostou da ideia e sugeriu ao marido que esse fosse o nome da empresa: Toque Especial.

“Minha mãe um dia viu uma loja chamada Toque Especial e achou que esse seria o nome ideal para a fábrica de polvilho. Já o nome do polvilho: ‘do Litoral’, é para nós demarcarmos de onde vem, como forma de regionalizar o produto, mostrar para a população que é aqui no Litoral do Paraná que produzimos”, enfatizou Deivid Rossotti.

Em seus produtos, a Toque Especial sempre traz a regionalização como marca registrada. Além do “Polvilho do Litoral”, outro produto que carrega a marca parnanguara é o “Bagritos”.

“Buscamos sempre trazer referências do litoral em nossos produtos, tanto que temos o ‘bagritos’, é o nosso salgadinho de bacon. Pensamos nesse nome porque o parnanguara tem esse costume de se chamar de bagrinho, né? Por ser um peixe que tem muito aqui na região”, salientou o proprietário.

Visitações

A fábrica da Toque Especial também aceita visitações de grupos de escolares, igrejas, associações e diversos alunos e grupos já visitaram a fábrica. Para os interessados basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3425-9771 e (41) 98855-3261 e agendar a sua visita.

Em alta